Planos de aula para estudos de poesia: sonetos de camões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rogério Caetano de-
Autor(es): dc.creatorTokuda, Danielle Cristina Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:31:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:31:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114790-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic development work has as its theme a lesson plan for the study of the Sonnets: "Love is fire that burns without seeing itself" and "Greens are the fields" of Luís Vaz de Camões, from the perspective of reading and interpretation carried out by students of Elementary School II, having as focal group the 8th year - A, of the Unified Education Center Vila Rubi of the Municipality of São Paulo. In this research, we intend to approach the didactic mechanisms inherent to the reading of the literary text, under the prism of the lesson plans, in order to diagnose reading and intervene with theoretical aspects so that students can make coherent interpretations of literary texts. The relevance of this study is given by the urgency of reading and studying the text within a sociocultural context, which stands out in the studies of narrative or dramatic genres, but still, in the scope of lyric, are scarce.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de desenvolvimento monográfico tem como temática plano de aula para o estudo dos Sonetos: “Amor é fogo que arde sem se ver” e “Verdes são os campos” de Luís Vaz de Camões, sob a perspectiva da leitura e interpretação realizadas por alunos do Ensino Fundamental II, tendo como turma focal o 8º ano – A, do Centro Educacional Unificado Vila Rubi do Município de São Paulo. Nesta pesquisa, pretende-se abordar os mecanismos didáticos inerentes à leitura do texto literário, sob o prisma dos planos de aula, a fim de diagnosticar a leitura e intervir com aspectos teóricos para que os alunos possam realizar interpretações coerentes de textos literários. A relevância deste estudo se dá pela premência da leitura e do estudo do texto dentro de um contexto sociocultural, o que se destaca nos estudos dos gêneros narrativos ou dramáticos, mas ainda, no âmbito da lírica, se mostram escassos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula-
Palavras-chave: dc.subjectSonetos-
Palavras-chave: dc.subjectCamões, Luis de, 1524?-1580-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLesson planning-
Palavras-chave: dc.subjectSonnets-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titlePlanos de aula para estudos de poesia: sonetos de camões-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.