Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Szczepanik, Dayanne Marciane Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Szczepanik, Dayanne Marciane Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luan Jose Franchini | - |
Autor(es): dc.creator | Barizza Junior, Braz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:31:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:31:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114789 | - |
Descrição: dc.description | Knowing that Brazil is an example country in the use of renewable sources, with mostly hydroelectric energy, and has enormous potential from rivers. There is an increasing search for technologies that contribute to the exploration of this type of energy, with lower environmental impacts and greater ease of installation. This work provides a detailed financial analysis of the feasibility and impacts of implementing a Vortex Turbine in the Brazilian context, seeking alignment with the UN Sustainable Development Goals (SDG). The methodology adopted includes a literature review on the financial analysis of this project, bringing a comparison between energy sources, highlighting the tools and indicators relevant to this implementation. Among the financial tools covered are Cash Flow, Minimum Attractive Rate, Net Present Value, Internal Rate of Return, and Payback. After collecting all the necessary budget data, Microsoft Excel software will be used to perform the calculations and assemble the tables. In addition, social and financing challenges will be identified, exploring mitigation strategies. Finally, had the results that could be proven and we obtained that in 5 of the 6 scenarios the investment was viable. | - |
Descrição: dc.description | Sabendo que o Brasil é um país exemplo no uso de fontes renováveis, com energia majoritariamente hidrelétrica, e possui um potencial enorme proveniente dos rios. Busca-se, cada vez mais, tecnologias que contribuam para a exploração desse tipo de energia, com menores impactos ambientais e com maior facilidade de instalação. Este trabalho traz uma análise financeira detalhada da viabilidade e impactos da implantação de uma Turbina Vortex no contexto brasileiro, buscando um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A metodologia adotada inclui uma revisão da literatura sobre a análise financeira desse projeto, trazendo uma comparação entre fontes de energia, destacando as ferramentas e indicadores pertinentes para essa implantação. Dentre as ferramentas financeiras abordadas estão o Fluxo de Caixa, a Taxa de Mínima Atratividade, o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno, e o Payback. Após o levantamento de todos os dados de orçamentos necessários, será utilizado o software Microsoft Excel para execução dos cálculos e montagem das tabelas. Além disso, serão identificados desafios sociais e de financiamento, explorando estratégias de mitigação. Por fim, após obter os resultados, eles puderam ser analisados e obteve-se que em 5 dos 6 cenários o investimento foi viável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia hidrelétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes renováveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydroelectric power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Análise de investimento para implantação de uma Turbina Vortex | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: