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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
| Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fabri, José Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Danillo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:31:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:31:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114781 | - |
| Descrição: dc.description | The digital game development process consists in many phases, and this work talks about the modeling phase. Digital game modeling demands a methodology to align computer and artistic development, not excluding the software engineering process. This works aims to show a rework reduction strategy, applied to digital games modeling process, computational and artistic scenario, based on the semiotic engineering theory. In order to model verifying, a research was made with 73 specialists, professionals and students of digital games course. The research's questionnaire evaluate work's relevant requisites, based on the heuristic evaluation with a simple statistical method of data analysis. At the end it shows up that the proposed methodology, through the semiotic engineering, provided great contribution to the modeling's visual and interactive process, with a link between user and the tool that will be used focusing usability and better user comprehension towards constant elements in digital games. | - |
| Descrição: dc.description | O processo de desenvolvimento de um jogo digital compreende muitas fases, a fase abordada neste trabalho é a modelagem. A modelagem de jogos digitais exige uma metodologia para alinhar o desenvolvimento artístico e computador, não excluindo o processo de Engenharia de Software. Este trabalho visa apresentar uma estratégia de redução de retrabalho, aplicada ao processo de modelagem de jogos digitais, aplicada ao cenário artístico e computacional, baseada na teoria da Engenharia Semiótica. Para a validação do modelo foi realizada uma pesquisa com 73 especialistas, profissionais e acadêmicos em jogos digitais. O questionário utilizado avaliou requisitos pertinentes ao trabalho, baseando-se na avaliação heurística com um método simples de análise estatística de dados. Ao final conclui-se que a motodologia proposta, por meio da Engenharia Semiótica, proporcionou grande contribuição no processo interativo e visual da modelagem, com a ligação entre o usuário e ferramenta a ser utilizada tendo como foco a usabilidade e maior compreensão do usuário para com os elementos constantes em jogos digitais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Uma contribuição da engenharia semiótica no processo de modelagem de jogos digitais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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