Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Everaldo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0068-1670 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4732435096321874 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0968-7158 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Elisete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32865 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114758 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Educação ambiental: uma proposta de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Environmental Education marked its place in the Brazilian curriculum from the 1990s onwards. Different trends and ways of outlining and practicing Environmental Education have permeated discussions and research, with emphasis on the conservative, pragmatic and critical political-pedagogical macro-trends. The general objective of this research was to analyze the approach to environmental issues in a collection of science textbooks from the PNLD 2020. The methodology adopted was a qualitative documentary and bibliographic approach, based on the stages of content analysis. Through a bibliographic review, it was possible to highlight the main points and differences between the macro-trends and also the importance of each one in the practice of Environmental Education, as well as mapping the productions that report research involving environmental themes in Science textbooks. The qualitative analysis of the four volumes of the Araribá Mais Ciências PNLD 2020 collection helped to identify their capacity for interaction with the sciences, so as to enable environmental themes to be approached from an interdisciplinary perspective. As an educational product, didactic-pedagogical material was produced in the form of a Pedagogical Notebook, containing proposals for learning sequences with an interdisciplinary approach, based on activities involving environmental themes, articulated with the critical macro-trend of Environmental Education. | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental demarcou o seu espaço no currículo brasileiro a partir da década de 1990. Diferentes tendências e modos de delinear e praticar a Educação Ambiental permearam as discussões e pesquisas, com destaque para as macrotendências político-pedagógicas conservadora, pragmática e crítica. O objetivo geral dessa pesquisa centrou-se em analisar a abordagem de temas ambientais em uma coleção de livros didáticos de Ciências do PNLD 2020. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa do tipo documental e bibliográfica, desenvolvida baseada nas etapas da análise de conteúdo. Por meio de revisão bibliográfica foi possível destacar os principais pontos e diferenças entre as macrotendências e, também, a importância de cada uma na prática da Educação Ambiental, assim como, mapear as produções que relatam pesquisas envolvendo temas ambientais em livros didáticos de Ciências. A análise qualitativa dos quatro volumes da coleção Araribá Mais Ciências PNLD 2020, contribuiu para a identificação da capacidade de interação com Ciências, de forma a possibilitar a abordagem de temas ambientais na perspectiva interdisciplinar. Como produto educacional, elaborou-se um material didático-pedagógico no formato Caderno Pedagógico, contendo propostas de sequências de aprendizagem com abordagem interdisciplinar, a partir de atividades envolvendo temas ambientais, articulados com a macrotendência crítica da Educação Ambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Temas da educação ambiental em uma coleção de livros didáticos de ciências PNLD 2020 | - |
Título: dc.title | Environmental education themes in a science textbook collection PNLD 2020 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: