Os teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos lados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNós, Rudimar Luiz-
Autor(es): dc.contributorSaito, Olga Harumi-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carlos Alberto Maziozeki de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:30:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:30:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114660-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation was organized from the observation that mathematical theorems as Stewart’s theorem and Heron’s theorem are rarely used in mathematics classes in middle and high schools. The contributions of these mathematicians in calculating cevians and area of triangles can simplify the solution of many problems. As a starting point, we prepared one extracurricular activity containing four questions centered on Stewart’s theorem and applied the same in three high school classes of CPM-PR. From the analysis of the results of this activity, we defined the literature, the text structure and organization of a collection of applied problems.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionOrganizou-se esta dissertação a partir da constatação de que teoremas de matemáticos como Matthew Stewart e Heron são pouco empregados nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio. As contribuições desses matemáticos no cálculo das cevianas e da área de triângulos podem simplificar a solução de muitos problemas. Como ponto de partida, elaborou-se uma atividade extraclasse contendo quatro questões centradas no Teorema de Stewart e aplicou-se a mesma a três turmas do ensino m´edio do CPM-PR. A partir da análise dos resultados dessa atividade, definiu-se a pesquisa bibliográfica, a estrutura do texto e a organização de uma coleção de problemas aplicados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstração automática de teoremas-
Palavras-chave: dc.subjectTriângulo-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria plana-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatic theorem proving-
Palavras-chave: dc.subjectTriangle-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry, Plane-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleOs teoremas de Stewart e de Heron e o cálculo da área de um triângulo em função dos lados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.