Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liao, Tarliz | - |
Autor(es): dc.contributor | Liao, Tarliz | - |
Autor(es): dc.contributor | Messer, Andréa Thees | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Fabrício Dias de | - |
Autor(es): dc.creator | Proença, Ana Raquel da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:30:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:30:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19656 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114626 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to explore the possibilities of using the mobile phone as a classroom video production tool. Therefore, this research brings a qualitative approach, because it is intended, through literature review, discuss how the production of videos can be a potential tool in the teaching and learning process and demonstrate that teachers need an audiovisual training to be able to mediate this pedagogical practice. As a result of the literature review, it was proposed the development of a MOOC (Massive Online Open Course) that could contribute to the audiovisual formation of teachers, focusing on the production of videos using the mobile phone. The course was hosted on a free online course platform and its menu features basic concepts about film language, screenwriting, and video editing, as well as hands-on activities that can also be used in the classroom. It was concluded, therefore, that even before the teacher mediates any activity that involves the TIDCs in their classes, it is necessary that they have prior contact with the tools, know how to apply them and use them critically. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo geral explorar as possibilidades de uso do celular como ferramenta de produção de vídeos em sala de aula. Para tanto, a presente pesquisa traz uma abordagem qualitativa, pois pretende-se, por meio de revisão bibliográfica, discutir como a produção de vídeos pode ser uma ferramenta potencializadora no processo de ensino e de aprendizagem e demonstrar que professores necessitam de uma formação audiovisual para poder mediar essa prática pedagógica. Como desdobramento da revisão bibliográfica, foi proposto o desenvolvimento de um MOOC (Massive Online Open Course) que pudesse contribuir para a formação audiovisual de professores, com foco na produção de vídeos utilizando o celular. O curso foi hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line e sua ementa apresenta conceitos básicos sobre linguagem cinematográfica, produção de roteiro e edição de vídeos, além de atividades práticas que também podem ser utilizadas no dia a dia da sala de aula. Concluiu-se, portanto, que, antes mesmo de o professor mediar alguma atividade que envolva as TIDCs em suas aulas, é necessário que ele tenha contato prévio com as ferramentas, saiba aplicá-las e utilizá-las com criticidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telefone celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audio-visual materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cell phones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Celular, sala de aula e produção de vídeos: MOOC para formação audiovisual de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: