Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Villanova, Rodrigo Lupinacci | - |
Autor(es): dc.contributor | Olanyk, Luciano Zart | - |
Autor(es): dc.creator | Paludo, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ana Raquel Pine Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:30:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:30:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114606 | - |
Descrição: dc.description | Although much is said about active methodologies in education at various levels, it is still perceived that traditional passive teaching continues to be prevalent. This issue is no different at the Brazilian university. In this context, the objective of this work is to contribute to the application of active methodologies in the subject of Mechanisms. Thus, a didactic panel was developed to aid learning about mechanisms, which includes gears, cams, pulleys, and four distinct pre-assembled mechanisms. Each mechanism can still have its characteristics changed using different link configurations and the student can develop new parts to be used in the panel. Nevertheless, the panel has some challenges, which aim to instigate the student to think of ways around the problems encountered. The work presents a theoretical foundation, which includes a brief benchmarking of similar products on the market, research on the target audience, aiming to corroborate the premise that the panel brings learning gains to the discipline, project conception, and, finally, the manufacturing process and functional tests. | - |
Descrição: dc.description | Embora muito se fale sobre metodologias ativas na educação nos diversos níveis, ainda se percebe que o ensino tradicional passivo continua sendo prevalente. Essa questão não é diferente na universidade brasileira. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é contribuir para a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos. Assim, foi desenvolvido um painel didático de auxílio à aprendizagem que inclui rodas dentadas, cames, polias e quatro mecanismos pré-montados distintos. Cada mecanismo ainda pode ter suas características alteradas usando diferentes configurações de elos e o aluno pode desenvolver novas peças para serem utilizadas no painel. Não obstante, o painel conta com alguns desafios, que visam instigar o estudante a pensar em maneiras de contornar os problemas encontrados. O trabalho apresenta uma fundamentação teórica, que inclui um breve benchmarking de produtos similares no mercado, pesquisa de público-alvo, visando corroborar a premissa de que o painel traz ganho de aprendizagem à disciplina, concepção do projeto e, por fim, o processo de fabricação e testes funcionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinemática das máquinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machinery, Kinematics of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de painel didático de auxílio à aprendizagem em mecanismos | - |
Título: dc.title | Development of a didactic panel to support learning at mechanisms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: