Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira Junior, Ademir | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9709453455962411 | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | - |
Autor(es): dc.creator | Koga, Michael Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:30:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:30:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35692 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114487 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Atividades de modelagem matemática: um olhar a partir de usos da linguagem por alunos do ensino médio" | - |
Descrição: dc.description | This work investigates Mathematical Modelling as a pedagogical approach, focusing on the interpretation and problem-solving skills of first-year high school students. The research is based on the premise of problematizing real-life situations, encouraging the formulation and investigation of mathematical problems. Modelling problems require active participation from the students, contrasting with the traditional format of Mathematics classes. The importance of a clear understanding of the problem to be modeled is highlighted, including the identification of relevant variables. Additionally, the study incorporates elements of Wittgenstein’s philosophy, exploring concepts such as “seeing” and “seeing-as” to understand students’ perspectives in problem interpretation. Throughout the research, the activities developed were organized according to three stages of familiarization with Mathematical Modelling, aiming to develop modelling skills in students. Wittgenstein’s philosophical approach provides valuable insights into the nature of perception and interpretation, crucial aspects for understanding how students face real mathematical challenges. Furthermore, as an educational product, a material was developed to provide mathematics teachers, students, and others interested in the topic of mathematical modelling with a perspective based on Wittgenstein’s principles. This material aims to offer practical guidance and theoretical reflections to enrich the teaching and learning of Mathematics through Modelling, thus contributing to the improvement of mathematics education and a deeper and more contextualized understanding of the subject. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga a Modelagem Matemática como uma abordagem pedagógica, focando na interpretação e resolução de problemas pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da premissa de problematizar situações da vida real, incentivando a formulação e a investigação de problemas matemáticos. Os problemas de Modelagem demandam uma participação ativa dos alunos, contrastando com o formato tradicional das aulas de Matemática. Destaca-se a importância de uma compreensão clara do problema a ser matematizado, incluindo a identificação de variáveis relevantes. Além disso, o estudo incorpora elementos da filosofia de Wittgenstein, explorando conceitos como “ver” e “ver-como” para compreender as perspectivas dos alunos na interpretação dos problemas. Ao longo da pesquisa, as atividades desenvolvidas foram organizadas conforme três momentos de familiarização com a Modelagem Matemática, visando desenvolver habilidades de modelagem nos alunos. A abordagem filosófica de Wittgenstein oferece insights valiosos sobre a natureza da percepção e interpretação, aspectos cruciais para compreender como os alunos enfrentam desafios matemáticos reais. Além disso, como produto educacional, foi desenvolvido um material com o intuito de proporcionar aos professores de matemática, alunos e demais interessados no tema da Modelagem Matemática uma perspectiva embasada nos princípios de Wittgenstein. Este material busca fornecer orientações práticas e reflexões teóricas para enriquecer o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio da Modelagem, contribuindo assim para uma educação matemática e uma compreensão mais profunda e contextualizada da disciplina. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Problemas de modelagem matemática na visão de alunos do ensino médio: uma perspectiva Wittgensteiniana | - |
Título: dc.title | Mathematical modelling problems from the view of high school students: a Wittgensteinian perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: