Influência da cultura organizacional no cotidiano dos colaboradores: percepção dos colaboradores de uma empresa com selo Corp B

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPagani, Regina Negri-
Autor(es): dc.contributorCorsi, Alana-
Autor(es): dc.contributorPagani, Regina Negri-
Autor(es): dc.contributorPietroviski, Eliane Fernandes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiane Florêncio de-
Autor(es): dc.creatorResmini, Ademir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:30:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:30:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114429-
Descrição: dc.descriptionThe role of companies goes beyond manufacturing consumer goods and providing services. They have a unique culture and invest heavily in recruitment and selection processes, new technologies, training, social inclusion, and governance in pursuit of economic, social, and environmental well-being. All these investments make the culture of an organization more attractive, intelligent, efficient, productive, harmonious, and inclusive, in addition to improving the quality of life of its employees and the society in which it operates. To them, therefore, there is also the task of involving individuals in different spheres of society. In view of this, this work aims to understand how the organizational practices adopted by companies from the perspective of social responsibility measures influence the internal and external habits and customs of the company's employees, and how they are disseminated in society. To achieve this objective, a field survey is carried out to understand the perception of employees of companies with the B Corp seal, in Brazilian territory. To give robustness to this study, we used Spearman's statistical correlation model to quantify the impact of organizational culture on employees' daily lives. The survey was carried out using questionnaires and explores issues related to corporate culture and social responsibility, issues raised by the main authors in the field of organizational culture and corporate social responsibility.-
Descrição: dc.descriptionO papel das empresas vai além da fabricação de bens de consumo e da prestação de serviços. Elas possuem uma cultura única e investem fortemente em processos de recrutamento e seleção, novas tecnologias, capacitação, inclusão social e governança em busca do bem-estar econômico, social e ambiental. Todos esses investimentos tornam a cultura de uma organização mais atraente, inteligente, eficiente, produtiva, harmoniosa e inclusiva, além de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e da sociedade em que está inserida. A elas, portanto, há também a tarefa de envolver indivíduos em diferentes esferas da sociedade. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo compreender como as práticas organizacionais adotadas pelas empresas sob a ótica das medidas de responsabilidade social influenciam nos hábitos e costumes internos e externos dos colaboradores da empresa, e como elas são difundidas na sociedade. Para atingir esse objetivo, é realizada uma pesquisa de campo para entender a percepção dos funcionários de empresas com o selo B Corp, em território brasileiro. Para dar robustez a este estudo, utilizamos o modelo estatístico de correlação de Spearman para quantificar o impacto da cultura organizacional no cotidiano dos colaboradores. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e explora questões relacionadas à cultura corporativa e responsabilidade social, questões levantadas pelos principais autores na área de cultura organizacional e responsabilidade social corporativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate culture-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational behavior-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility of business-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleInfluência da cultura organizacional no cotidiano dos colaboradores: percepção dos colaboradores de uma empresa com selo Corp B-
Título: dc.titleInfluence of the organizational culture in the everyday life of employees: Perception of employees of a company with B Corp certification-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.