Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Junior, Hércules Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1760-7621 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6668800910212964 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zontini, Laynara dos Reis Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5850-1025 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2974114646296601 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dessbesel, Renata da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2781-2397 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2172517835872493 | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Taciane da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:30:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:30:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114409 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Design thinking no ensino da matemática: um estratégia para a educação infantil | - |
Descrição: dc.description | This study had as its object of study the following problem: how can Design Thinking, as a teaching strategy, contribute to the learning of mathematics in Early Childhood Education? The research, of a qualitative nature, was carried out in 2024 with a class of kindergarten 3, in the city of Ponta Grossa, Paraná. Data collection was carried out through a field diary, and the analysis followed the assumptions of content analysis, according to Bardin (1994). The theoretical framework is based on two main axes: Design Thinking and the teaching of mathematics in Early Childhood Education. Based on these foundations and the guidelines of the BNCC (2018), a Design Thinking model adapted to daycare children was developed, structured in five classes, with the following contents: (a) notion of size and measurements; (b) classification and ordering; (c) counting; (d) spatial notion; and (e) quantity and half. During the application of Design Thinking as a teaching strategy, we observed the creative involvement of children, as well as their motivation, logical reasoning and development of innovative thinking when faced with the proposals. The results indicate that the use of Design Thinking, when adapted to the context of Early Childhood Education, represents an effective and playful methodological alternative for teaching mathematics, promoting children's protagonism and favoring meaningful learning. As a practical development of the research, a didactic guide aimed at Early Childhood Education teachers was developed, with the objective of supporting the implementation of Design Thinking as a pedagogical strategy in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objeto de estudo a seguinte problemática: de que forma o Design Thinking, enquanto estratégia de ensino, pode contribuir para a aprendizagem de matemática na Educação Infantil? A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 2024 com uma turma do Infantil 3, no município de Ponta Grossa, Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo, e a análise seguiu os pressupostos da análise de conteúdo, conforme Bardin (1994). O referencial teórico fundamenta-se em dois eixos principais: o Design Thinking e o ensino da matemática na Educação Infantil. Com base nesses fundamentos e nas diretrizes da BNCC (2018), foi elaborado um modelo de Design Thinking adaptado às crianças da creche, estruturado em cinco aulas, com os seguintes conteúdos: (a) noção de tamanho e medidas; (b) classificação e ordenação; (c) contagem; (d) noção espacial; e (e) quantidade e metade. Durante a aplicação do Design Thinking como estratégia de ensino, observou-se o envolvimento criativo das crianças, além de sua motivação, raciocínio lógico e desenvolvimento de um pensamento inovador diante das propostas. Os resultados indicam que o uso do Design Thinking, quando adaptado ao contexto da Educação Infantil, representa uma alternativa metodológica eficaz e lúdica para o ensino da matemática, promovendo o protagonismo infantil e favorecendo aprendizagens significativas. Como desdobramento prático da pesquisa, foi elaborado um guia didático voltado a professores da Educação Infantil, com o objetivo de apoiar a implementação do Design Thinking como estratégia pedagógica em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem centrada no aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student-centered learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Design thinking no ensino de matemática: inovando metodologias na educação infantil | - |
Título: dc.title | Design thinking in mathematics teaching: innovating methodologies in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: