
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira Neto, Joaquim do Carmo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:30:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:30:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21143 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114395 | - |
| Descrição: dc.description | The incorporation of new technologies into teaching cannot neglect research especially its pedagogical practice, training and experiences. The teaching-learning process is not static. The teacher’s challenge is to become literate in innovative technologies and discover a facilitator of the educational process, reinventing a set of didactic-pedagogical actions. The concern with the use of Information Technology (IT) becomes increasing, since they are embedded in our daily life, in our houses, in the work and in the most diverse social spaces. From technologies to teaching practice, in the various educational levels, stressing the importance of not losing sight of the specific content activities where the help of the computer as the main resource and various mathematical software at our disposal. It is a research with a methodological approach to research that seeks to understand and describe complex events and contexts in which several factors are simultaneously involved, but also the use of bibliographical references to emphasize crucial points of the research. | - |
| Descrição: dc.description | A incorporação das novas tecnologias ao ensino não pode descuidar da investigação especialmente sua prática pedagógica, formação e experiências. O processo de ensino-aprendizagem não é estático. O professor tem como desafio alfabetizar-se nas tecnologias inovadoras e descobrir-se um facilitador do processo educacional, reinventando um conjunto de ações didático-pedagógicas. A preocupação com o uso de Tecnologia da Informação (TI) se torna crescente, uma vez que elas estão entranhadas em nosso cotidiano, nas nossas casas, no trabalho e nos mais diversos espaços sociais. Das tecnologias à prática docente, nos diversos níveis educacionais, ressaltando a importância de não se perder de vista os conteúdos específicos atividades onde houve o auxilio do computador como recurso principal e vários softwares de matemática a nossa disposição. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica de investigação que procura compreender e descrever acontecimentos e contextos complexos nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores, porém também destaca o uso das referências bibliográficas para enfatizar pontos cruciais da pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aritmética - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arithmetic - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Tecnologias educacionais na sala de aula: interferências e implicações no trabalho docente na disciplina de matemática | - |
| Título: dc.title | Educational technologies in the classroom: interferences and implications in teaching work in mathematics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: