Condições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLuz, Nanci Stancki da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Adriano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114371-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to analyze, a gender perspective, the perception of the Teachers elementary school a public school in Curitiba about their working conditions. The theme of this research discusses the perception of / the teachers on working conditions taking advantage of a gender perspective, studies of the sexual division of labor and research on teaching. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument for data collection to semi-structured interview. Were made twenty interviews with teachers who worked in the classroom of elementary school to a public school in the city of Curitiba. As part of the results can be seen that there is precarious working conditions, such as a significant number of teachers with fixed-term contract, intensification of work in school and out of school overload, lack of adequate infrastructure for the development of activities teachers, among other issues. The perception of most / the teachers play a traditional sexual division of labor, in which women still assume the responsibility of housework and remain perceived as "natural mothers" look pretty associated with teaching.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é analisar, a partir de uma perspectiva de gênero, a percepção dos/as Professores/as de ensino fundamental de uma escola pública estadual de Curitiba sobre as suas as condições de trabalho. A temática desta pesquisa debate a percepção dos/as docentes sobre as condições de trabalho se valendo de uma perspectiva de gênero, dos estudos da divisão sexual do trabalho e das pesquisas sobre o trabalho docente. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram feitas vinte entrevistas com docentes que atuavam em sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Curitiba. Como parte dos resultados percebe-se que existe precariedade nas condições de trabalho, tais como número significativo de docentes com contrato temporário, intensificação do trabalho na escola e sobrecarga fora da escola, falta de infra-estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades docentes, dentre outras questões. A percepção da maioria dos/as docentes reproduz uma divisão sexual do trabalho tradicional, na qual as mulheres ainda assumem a responsabilidade do trabalho doméstico e permanecem percebidas como “mães naturais”, aspecto bastante associado à docência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão do trabalho por sexo-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectWork environment-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school teachers-
Palavras-chave: dc.subjectSexual division of labor-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Título: dc.titleCondições de trabalho: percepção de docentes do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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