
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Suelen Palasson da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:29:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:29:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26758 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114359 | - |
| Descrição: dc.description | The present work takes a look at the inclusion and the inclusive practices for the literacy and literacy of the autistic. Although people with autism already attend the educational system, teaching often did not take into account their specificities, in addition to socially not enjoying some rights. However, with Law 12.764, which institutes the National Policy for the Protection of the Rights of the Person with Autism Spectrum Disorder, considers the person with autism to be disabled, and can enjoy inclusion policies previously denied. Thinking about education, this measure requires the educational system to offer support to this student according to their needs, which implies the adaptation of classes and monitoring by a tutor. Therefore, the teaching methods used in the classroom must be rethought to serve this student and, for this, the teacher must have a continuous quality education, which allows knowledge of the different methods of approach, to meet the specificities, which the student presents. These reflections were possible through a qualitative bias of the bibliographic reviews used in this research. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho lança um olhar sobre a inclusão e sobre as práticas inclusivas para a alfabetização e letramento do autista. Apesar de as pessoas com autismo já frequentarem o sistema educacional, muitas vezes o ensino não levava em consideração suas especificidades, além de socialmente não desfrutarem de alguns direitos. Entretanto, com a Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, considera a pessoa com autismo como deficiente, podendo usufruir de políticas de inclusão anteriormente negadas. Pensando na educação, esta medida obriga que o sistema educacional ofereça suporte para este aluno conforme suas necessidades, o que implica na adaptação das aulas e acompanhamento de um tutor. Portanto, os métodos de ensino utilizados em sala de aula devem ser repensados para atender este aluno e, para tal, o professor deve ter uma formação continuada de qualidade, que possibilite ter conhecimento dos diferentes métodos de abordagem, para atender as especificidades, as quais o aluno apresenta. Essas reflexões foram possíveis por meio de um viés qualitativo das revisões bibliográficas utilizadas nesta pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism in children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Um olhar sobre a inclusão e as práticas inclusivas para a alfabetização e letramento do autista | - |
| Título: dc.title | A look at inclusion and inclusive practices for literacy and literacy of the autistic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: