Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Mochizuki, Isabelle Akemi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:29:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:29:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114255 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to assist in the learning of fractions by students with Autism Spectrum Disorder (ASD) through the use of educational games. The research was based on studies and analysis of materials available on academic platforms such as Google Scholar, Sucupira Platform, and CAPES Theses and Dissertations Database. Investigations were conducted on inclusive education, fraction teaching, and the use of educational games in mathematics education. Concepts related to Instructional Design and Game Design were also explored to create an immersive experience with challenges, goals, and objectives. Based on the results of this research, a Game Design Document (GDD) was developed for the game entitled “Fractionizing Life” which addresses the five representations of fractions: as a number, as a measurement, as a part-whole relationship, as a quotient, and as a multiplicative operator. The game is aimed at autistic students in the 6th grade of Elementary School, following the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Curricular Reference of Paraná (RCP), to develop mathematical reasoning and enhance the students' skills and competencies, considering the emotional, cognitive, motor, and communicative areas. The use of Assistive Technology (AT), with a focus on Digital Assistive Technology (DAT), was implemented to provide a fun and dynamic learning experience for the students. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo auxiliar no aprendizado de frações por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da utilização de jogos pedagógicos. A pesquisa foi embasada em estudos e análises de materiais disponíveis em plataformas acadêmicas como o Google Acadêmico, a Plataforma Sucupira e as Bases de Teses e Dissertações da CAPES. Foram realizadas investigações sobre o ensino inclusivo, o ensino de frações e o uso de jogos pedagógicos no ensino de matemática. Também foram explorados conceitos relacionados ao Design Instrucional e ao Design de games, visando criar uma experiência imersiva com desafios, metas e objetivos. Com base nos resultados dessas pesquisas, foi desenvolvido um Game Design Document (GDD) para o jogo intitulado “Fracionando a Vida”, que aborda as cinco representações da fração: como número, como medida, como parte-todo, como quociente e como operador multiplicativo. O jogo é direcionado aos alunos autistas do 6º ano do ensino fundamental, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), com o objetivo de desenvolver o raciocínio matemático e potencializar as habilidades e competências dos alunos, considerando as áreas emocionais, cognitivas, motoras e comunicativas. O uso de Tecnologia Assistiva (TA), com destaque para a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), foi empregada para proporcionar uma experiência de aprendizado divertida e dinâmica aos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Game design de um jogo de frações para estudantes com transtorno do espectro autista | - |
Título: dc.title | Game design of a fraction’s game to student with autistic spectrum disorder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: