Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Van Amstel, Frederick Marinus Constant | - |
Autor(es): dc.contributor | Van Amstel, Frederick Marinus Constant | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonzatto, Rodrigo Freese | - |
Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Polyana de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:29:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:29:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114240 | - |
Descrição: dc.description | This work reflects on processes of collective conscientization through which designers immersed in the labor market pass when they organize themselves to critically educate themselves. Seeking to emphasize the personal experiences of the author who participated in the process itself, this work reads her as a field of research, or subject-researcher. However, the research is not limited to analyzing a personal experience. Supported by the autoethnographic method, which navigates between the autobiographical and the ethnographic, it seeks to understand the individual processes that permeate its cultural, political and social context, in order to broaden the lens of investigation of the macro processes that pervade there. In order to bring evidence of the culture in which the research is inserted, an analysis of the report of another designer is carried out who, in addition to being in a condition of conscience similar to the author, also composes the same informal education space as her: Design & Oppression network. It is understood that the network played a key role in the different paths of conscientization taken by the designers. Supported by a theoretical contextualization regarding the concept and rescuing the work of Paulo Freire and Álvaro Vieira Pinto, this work seeks to bring a reflection on the role of designers as culture makers. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho reflete sobre processos de conscientização coletiva pelos quais passam designers imersos no mercado de trabalho quando estes se organizam para se educar criticamente. Buscando dar ênfase às vivências pessoais da autora que participou de tal processo, este trabalho a entendeu como campo de pesquisa, ou sujeito-pesquisadora. Contudo, a pesquisa não se limita a analisar a experiência pessoal. Amparada pelo método autoetnográfico, que navega entre o autobiográfico e o etnográfico, busca-se compreender os processos individuais que permeiam seu contexto cultural, político e social, para ampliar a lente de investigação dos macroprocessos que por ali perpassam. Para trazer evidências da cultura em que a pesquisa está inserida, é realizada uma análise do relato de outro designer que, além de estar numa condição de consciência parecida com a autora, também compõe o mesmo espaço de educação informal que ela: a Rede Design & Opressão. Entende-se que a rede teve um papel fundamental nos diferentes trajetos de conscientização trilhados pelos designers. Suportada por uma contextualização teórica a respeito do conceito e resgatando a obra de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto, este trabalho busca trazer uma reflexão sobre o papel de designers enquanto produtores de cultura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opressão (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oppression (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Designers como produtores de cultura: estudo autoetnográfico de um processo de conscientização coletiva | - |
Título: dc.title | Designers as culture makers: autoetnography study of a collective process of critical consciousness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: