
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.creator | Leoncio, Larissa Cristina Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:29:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:29:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21833 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114149 | - |
| Descrição: dc.description | his work had the theme of environmental education in the state network, with the purpose of presenting the importance of the theme, and how it fits in other disciplines beyond the context of Science and Geography. Environmental education is fundamental for people's awareness of the world, the preservation of species, the use of natural resources among other factors. Within the school curriculum, environmental education does not receive great importance, and there is no deepening of the theme. The main goal is to be able to work with students and teachers to raise awareness of the environment in and out of school. This work shows a research done at a State school in the Municipality of Franca, SP, where the importance and the degree of knowledge about environmental education was questioned with students and professors from different disciplines. The results showed that Environmental Education is not included in the school curriculum, and that some teachers are not prepared to minister as a transversal theme, being only applied in the disciplines of Science and Geography. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a educação ambiental na rede estadual, com o intuito de apresentar a importância do tema, e como encaixa-lo em outras disciplinas além do contexto de Ciências e Geografia. A educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mundo, a preservação das espécies, a utilização de recursos naturais entre outros vários fatores. Dentro do currículo escolar, a educação ambiental não recebe uma grande importância, não havendo aprofundamento do tema. O maior objetivo é de que possa ser trabalhado com alunos e professores a conscientização da preservação do meio ambiente dentro e fora da escola. O trabalho mostra uma pesquisa feita em uma escola Estadual, no Município de Franca, SP, onde foi questionado com alunos e professores de diversas disciplinas a importância e o grau de conhecimento sobre a educação ambiental. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental não esta incluída no currículo escolar, e que alguns professores não encontram preparados para ministra-la como tema transversal, sendo somente aplicado nas disciplinas de Ciências e Geografia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental e a importância do tema dentro das disciplinas curriculares | - |
| Título: dc.title | Environmental education ande the importance of the theme within the curricular disciplines | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: