Modelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueroa, Teodora Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorFigueroa, Teodora Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorBennemann, Marcio-
Autor(es): dc.contributorKikuchi, Luzia Maya-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Eduardo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114120-
Descrição: dc.descriptionThis work refers to the study and research of the dimensions of the didactic problem: How to teach the resolution of quadratic equation through the didactic resource of the theater? To answer this question, a study was carried out on the dimensions of the didactic problem, from the epistemological, economic and ecological dimensions. This study and research has as its theoretical contribution the Anthropological Theory of Didactic (ADT). Based on the results of this study, we propose a Didactic Model of Reference (DMR), which contributes to the development of a script for a theatrical play, based on a Study and Research Path (SRP), explaining the possibility of approaching different contexts that involve different praxeologies for solving the quadratic equation. It is expected that the proposal of this DMR can contribute to discussions about this mathematical object with regard to the study of the different resolutions of the quadratic equation from a teaching proposal through theater.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se refere ao estudo e pesquisa das dimensões do problema didático: Como ensinar a resolução da equação do segundo grau através do recurso didático do teatro? Para responder a esta questão, realizou-se um estudo sobre as dimensões do problema didático, a partir das dimensões epistemológica, econômica e ecológica. Este estudo e pesquisa tem como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir dos resultados deste estudo, propomos um Modelo Didático de Referência (MDR), o qual contribui para o desenvolvimento de um roteiro de uma peça teatral, a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), explicitando a possibilidade de abordar diferentes contextos que envolvem diferentes praxeologias para a resolução da equação do segundo grau. Espera-se que a proposta deste MDR possa contribuir para discussões a respeito deste objeto matemático no que se refere ao estudo das diferentes resoluções da equação do segundo grau a partir de uma proposta de ensino através do teatro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEquations-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleModelo didático de referência para o ensino da resolução da equação do segundo grau a partir de um percurso de estudo e pesquisa evidenciado em um roteiro de uma peça teatral-
Título: dc.titleDidatic model of reference to teach the resolution of quadratic equation based in a study and research path evidenced in a script of a theater play-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.