
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schnieder, Carlos Eduardo da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ripka, Wagner Luis | - |
| Autor(es): dc.creator | Keppen, Jessica Andreane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:29:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:29:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7951 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114112 | - |
| Descrição: dc.description | A sociedade moderna vem se adaptando aos avanços tecnológicos que afetam diretamente no estilo de vida das pessoas e, em especial, das crianças. Estudos mostram que estas dedicam em média mais que 2,5 horas diárias assistindo televisão, podendo conduzir ao sedentarismo na infância. Este estudo tem como objetivo analisar os níveis de atividade física de crianças, estudantes da rede de ensino pública do estado do Paraná, no município de Curitiba, e relacionar com o tempo dedicado frente à televisão. A amostra foi constituída por 85 crianças (43 meninos e 42 meninas) com idades média de 10,35±0,48, todos os alunos da 5ª série do turno da tarde. Para tanto, foi considerada a abordagem através de questionário de atividade física para crianças (PAQ-C) e dados antropométricos (IMC). Conforme o critério de sedentarismo pelo escore do PAQ-C (< 3,0), as médias dos escores do foram de 2,46±0,52 para meninos e 2,71±0,58 para meninas, ambos os grupos foram classificados como sedentários. A média em relação à TV foi de 3,00±1,82 horas diárias assistindo televisão, corroborando com a literatura. A população do estudo apresentou uma melhora do nível de atividade física comparado com outras populações. O IMC médio para meninos e meninas foi de 19,83±4,74 e 20,55±5,89 respectivamente, colocando em classificação de sobrepeso o gênero masculino e normal para o feminino. Não foram encontradas relações entre nível de atividade física, dados antropométricos e tempo de televisão. Pode-se concluir que apesar da quantidade de horas destinada a assistência de televisão encontrar-se na média encontrada por Bordes et al. (2007), essa não interferiu na nível de atividade física, assim como a população do estudo apresentou uma melhora no nível de atividade física comparado com outras populações, sugere então estudos longitudinais para monitoramento do sedentarismo nessa população, ao decorrer da juventude. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Educação Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Televisão e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física - Aspectos nutricionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obesidade em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Television and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical fitness for children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical fitness - Nutritional aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obesity in children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
| Título: dc.title | Relação entre estado nutricional, nível de atividade física e tempo de televisão de escolares do município de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: