
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Thaís Joana Tito | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:28:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:28:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114059 | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to address the process of becoming a teacher through the perspective of experience as: acting/not acting in teaching, considering the sense of experience attributed by Larrosa. And so, by investigating how the resonances and crossings produced by the experiences shared in the meeting of such experiences affect and mobilize powers that lead to approaches and distances regarding the teaching exercise. This objective directed the problem to the following question: how to become a teacher in the face of uncertainties regarding the teaching exercise, in a context that shows itself to be inhospitable. As a theoretical reference, the Philosophy of Difference, the policies of subjectivation and the studies of contemporary philosophers and the theoretical investigations of education in Brazil were adopted. These, by means of a bibliographic and exploratory research, in which cartography studies are used, enable the construction of reflexive thinking about the proposed theme and objective. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o intuito de versar sobre o processo de tornar-se professor/a por meio da perspectiva da experiência como: atuante/não atuante na docência, considerando o sentido de experiência atribuído por Larrosa. E assim, pautando-se por investigar o modo com que as ressonâncias e atravessamentos produzidas pelas experiências partilhadas no encontro de tais vivências, afetam e, mobilizam potências que direcionam a aproximações e distanciamentos quanto ao exercício docente. Este objetivo, direcionou a problemática ao seguinte questionamento: como tornar-se professor/a diante de incertezas quanto ao exercício da docência, frente a um contexto que se mostra inóspito? Como referencial teórico, foi adotada a Filosofia da diferença, as políticas de subjetivação e os estudos dos filósofos contemporâneos e as investigações teóricas da educação no Brasil. Os quais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na qual utiliza-se os estudos da cartografia, viabilizam a construção do pensamento reflexivo acerca da temática e objetivo propostos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Tornar-se professor/a: vias possíveis entre aproximações e distanciamentos da experiência docente | - |
| Título: dc.title | Becoming a teacher: possible paths between approaches and distances from the teaching experience | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: