Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Denardi, Didiê Ana Ceni | - |
Autor(es): dc.contributor | Denardi, Didiê Ana Ceni | - |
Autor(es): dc.contributor | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.creator | Todeschini, Isabella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:28:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:28:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114004 | - |
Descrição: dc.description | The present piece of research aims to analyze the perceptions about Interculturality that is present in the English as a foreign language teaching-and learning in a 8th year class of Ensino Fundamental. In order to do that, after the selection of a state school in Pato Branco, as a research field, English language classes observations were made. Subsequently, a questionnaire was developed and applied to the students to investigate their knowledge about English-speaking countries and their culture. Also, a semi-structured interview was done with the class teacher to investigate her perceptions about the relationship between cultures of English-speaking countries and how English teaching occurs in the classroom and influences learning. Next, a qualitative interpretative analysis of the data was developed. The results of the research, from the questionnaires and interview, point out that there is an incompatibility between students’ perceptions and the teacher’s perceptions, since data show evidences that the students have been not developing culturally, whereas in the teacher’s answers there are evidences that she knows the importance of the teaching of intercultural aspects in her English language classes. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais são as percepções sobre a Interculturalidade que está presente no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua estrangeira em uma turma de 8º ano de Ensino Fundamental, Para isso, após a escolha de uma escola estadual do município de Pato Branco, como campo de pesquisa, foram feitas observações das aulas de língua inglesa. Posteriormente, houve a elaboração e aplicação de um questionário aos alunos da turma, para investigar seu conhecimento sobre os países falantes de língua inglesa e sua cultura. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora de Inglês da turma, objetivando investigar suas percepções sobre a relação entre culturas dos países falantes de língua inglesa e como o ensino de Inglês ocorre e influencia a aprendizagem dos alunos. Na sequência, desenvolveu-se uma análise qualitativo-interpretativista. Os resultados da pesquisa, a partir dos questionários e entrevista, apontam que há uma incompatibilidade entre as percepções dos alunos e da professora, uma vez que os dados apresentam evidências de que os alunos não estão se desenvolvendo culturalmente, enquanto que nas respostas da professora, em sua entrevista, observam-se evidências de que a mesma conhece a importância do ensino de aspectos interculturais em suas aulas de LI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos interculturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross-cultural studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
Título: dc.title | Interculturalidade no ensino da língua inglesa: percepções de alunos e professor | - |
Título: dc.title | Interculturality in the English language teaching: students’ and teacher’s perceptions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: