Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polli, Simone Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Wills, José Ernesto Bueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Débora Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor | Proença, Anderson Dias de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Polli, Simone Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Walger, Julia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:28:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:28:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36127 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1114000 | - |
Descrição: dc.description | One of the problems found in the big cities is the amount of families in vulnerable conditions, and young people in the process of social exclusion, who feel diminished, fragile and incapable of achieving positive results. We know that investment in education contributes to the country’s economic development, and improves employment and income opportunities. In addition to socioeconomic and educational deficiencies, we often find abandoned buildings in urban centers, which harm the urbanization process by not fulfilling their social function. When we arrive at this scenario for the reality of the Parolin favela, in Curitiba-PR, we can see the low perspective of study and work of the young people who lived in the community. The vast majority of these young people are unable to complete their studies due to work demands or lack of support from the entire family and public system, and consequently face less exposure to the labor market. Furthermore, they are exposed to a high risk of violence on a daily basis. The main objective of this research is to carry out an intervention that actively contributes to the professional qualification of young people between 14 and 24 years old in the Parolin community. The architectural requalification of a currently abandoned building will guarantee the logistical support and social need for the functioning of the professional training center, which could contribute to the assistance of professionalization among young people and adults with low education. | - |
Descrição: dc.description | O principal objetivo da presente pesquisa é realizar uma intervenção que contribua de forma ativa na qualificação profissional de jovens entre 14 e 24 anos na comunidade do Parolin. A requalificação arquitetônica de um edifício atualmente abandonado, garantirá o apoio logístico e social necessário para o funcionamento do centro de formação profissional o que poderá contribuir para ampliação da profissionalização entre jovens e adultos de baixa escolaridade. Um dos problemas encontrados nos centros urbanos diz respeito à famílias em condições de vulnerabilidade, onde há jovens em processo de exclusão social, que se sentem diminuídos, fragilizados e incapazes de alcançar resultados positivos frente ao futuro. Sabemos que o investimento na educação contribui para o desenvolvimento econômico do país de forma contínua, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos. Além das deficiências socioeconômicas e educacionais, frequentemente encontramos nos centros urbanos edifícios abandonados, que prejudicam o processo de urbanização por não cumprirem sua função social. Quando trazemos esse cenário para a realidade da favela do Parolin, em Curitiba-PR, podemos enxergar a baixa perspectiva de estudo e trabalho dos jovens que crescem na comunidade. A grande maioria destes jovens não conseguem finalizar seus estudos devido às demandas de trabalho ou à falta de apoio de todo o sistema familiar e público, e consequentemente enfrentam uma menor exposição ao mercado de trabalho. Mais ainda, estão expostos a um alto risco de violência no dia a dia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Arquitetura e Urbanismo | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favelas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centros comunitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios - Reformas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Slums | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community centers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Buildings - Repair and reconstruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | - |
Título: dc.title | Centro de formação para jovens em situação de vulnerabilidade social no Parolin | - |
Título: dc.title | Training center for young people in situations of social vulnerability in Parolin | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: