Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rogerio Eduardo Cunha de | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes Junior, Edmir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:28:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:28:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113966 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a temática do Ensino de Tempo Integral, tendo como base as primeiras indicações históricase conceituais dos termos de um ensino nestes moldes, além dos rendimentos avaliativos de escolas públicas da educação básica paulista.Junto ao incremento curricular dado aos alunos da educação básica pública deste estado, de disciplinas que ampliam e enriquecem as já estabelecidas como fundamentais pelos PCN’s, da Base Nacional Comum Curricular, e também, e, além desta abordagem, vimos reflexões retiradas de discursos orientadores deste Programa de Ensino Integral, neste trabalho, vislumbrando a possibilidade de, pautados então nesta perspectiva de uma educação voltada aos valores humanos primordiais, e da assimilação das habilidades e competências necessárias ao homem moderno, de vieses cada vez mais complexos, pautamos em suma este enquadramento do modelo de Ensino Integral na base do relatório para UNESCOsobre Educação para o século XXI,os Quatro Pilares da Educação.Estes pilares, trabalhados sob a coordenação do economista e político francês Jacques Delors.Sendo assim, assimilando desde o início dos trabalhos neste modelo,metas e legislação orientadores, além é claro de métodos diversificados de abordagem do currículo, na intenção do desenvolvimento de um cidadão cada vez mais autônomo, solidário e competente, falamos sobre a inclusão filosófica do “Ser humano total”, onde não apenas este será trabalhado como alguém em busca de uma educação formal e curricular, mas, de um ser humano que necessita aprender a posicionar nas situações cotidianas as quais enfrenta, como coletividade e como indivíduo, além de se prevalecer a ideia de que, os conhecimentos adquiridos, precisam e devem ser aplicados em direção do bem comum, do coletivo e da sociedade que o forma.Além disso, como demonstração da situação de ampliação das aprendizagens oferecidas por este modelo educacional, colocamos em pauta a evolução representativa dos conceitos de aprendizagem demonstrados por este tipo de instituição, principalmente partir de avaliações externas e a evolução nos conceitos de IDESP e IDEB, tomando como base a uma Escola Estadual de Ensino Integral, onde atuei no período desta pesquisa, e por se tratar especificamente do escopo de escola do modelo público estadual paulista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A influência da educação do modelo integral na educação básica pública paulista | - |
Título: dc.title | The influence of integral model education on paulista basic public education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: