
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvana da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Abumanssur, Calil | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pansera, Wagner Alessandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Silvana da | - |
| Autor(es): dc.creator | Lange, Emilia Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:28:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:28:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15750 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113912 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve por objetivo analisar o consumo de água em escolas públicas e privadas, a partir da investigação das condições hidráulicas dos pontos de consumo e do aproveitamento de águas pluviais. Buscou-se também identificar se existe o desenvolvimento de campanhas educacionais nas instituições e o nível de conscientização dos usuários quanto ao consumo racional de água. Foram identificadas pequenas patologias nos sistemas hidráulicos, principalmente vedação inadequada das torneiras e vazamento nos vasos sanitários. As tecnologias economizadoras estavam presentes em 62% das escolas analisadas, sendo as torneiras hidromecânicas e os vasos sanitários com duplo acionamento as tecnologias mais encontradas. O consumo de água em escolas com a implantação da cisterna diminuiu consideravelmente em relação aos educandários que não utilizam a captação de águas pluviais, entre 20% e 57%. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cisternas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Águas pluviais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água - Reuso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cisterns | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rain-water (Water-supply) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Water reuse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre o consumo de água em educandários públicos e privados | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: