
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schütz, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Ana Lúcia Teles da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113735 | - |
| Descrição: dc.description | Currently, technologies are everywhere and many educational institutions such as schools, are entering the technological tools to assist in the teaching-learning process. This study was conducted in public and private schools, through research done by applying questionnaires with closed questions. The intention of the study was to make a comparison between the use of technology in public and private schools, analyzing which one use more resources and technological importance of these technologies in the teaching-learning process. With the collection and analysis of data, it was noticed that there are few differences between the technologies used in public schools and private schools. It was also possible to conclude that public schools offer a greater number of technology resources for students and the integration of technology tools in the teaching process is extremely important and indispensable. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, as tecnologias estão por todas as partes e muitas instituições de ensino, como as escolas, estão inserindo as ferramentas tecnológicas para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. O presente trabalho foi realizado nas escolas públicas e particulares, por meio de pesquisa feita aplicando-se questionários com perguntas fechadas. A intenção do trabalho foi fazer um comparativo entre o uso das tecnologias na rede pública e privada de ensino, analisando qual das duas usa mais recursos tecnológicos e a importância dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Com a coleta e a análise dos dados, percebeu-se que existem poucas diferenças entre as tecnologias utilizadas nas escolas públicas e nas escolas particulares. Também foi possível concluir que as escolas públicas oferecem um número maior de recursos tecnológicos para os alunos e que a inserção das ferramentas tecnológicas no processo de ensino é de extrema importância e indispensável. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | O uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos na rede pública e particular do ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçu | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: