Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zamarian, Esoline Helena Cavalli | - |
Autor(es): dc.contributor | Zamarian, Esoline Helena Cavalli | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Marta Karina | - |
Autor(es): dc.contributor | Voros, Anna Lucia da Silva Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Geest, Stella Niens van der | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113713 | - |
Descrição: dc.description | This course completion work analyzed how design can contribute to macramé crafts. The methodology of the work was based on Human Centered Design (HCD), which is creative approach to problem solving that comes together with human desires with technological capabilities and viable and consists of three distinct phases, which are “listening”, “create” and “implement”. In the first phase, the theme was deepened through a theoretical foundation and an attempt was made to carry out analyzes of macramé products on the market and analyzes of materials used in the technique. In addition to advancing with interviews with macramé consumers and talking to artisans to identify opportunities. With the recognition of a possibility, in the “create” phase, tests were carried out and feedback from users was collected in a workshop format. The “implementation” is considered at the end of the process, in which it presented a solution for calculating the measurement of the threads necessary for the execution of the macramé artifacts. In this way, a spreadsheet was developed seeking the best interaction of the artisans, the research proposal obtained a satisfactory result. Finally, I brought the considerations of the benefits and difficulties encountered in the work. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso fez uma análise de como o design pode contribuir para o artesanato de macramê. A metodologia do trabalho foi baseada no Human Centered Design (HCD), trata-se de uma abordagem criativa de resolução de problemas que se apresenta conjuntamente aos desejos humanos com as capacidades tecnológicas e economias viáveis. Consiste em três fases distintas: ouvir, criar e implementar. Na primeira fase aprofundou-se no tema através de uma fundamentação teórica e buscou-se realizar análises de produtos em macramê existentes no mercado e análises de materiais utilizados na técnica. Além de avançar com entrevistas de consumidores de macramê e conversar com artesãs para identificar oportunidades. Com esse reconhecimento, na fase criar realizou-se testes e foi coletado feedback de usuários em formato de workshop. Considerou-se ao final do processo a implementação, na qual apresentou uma solução para o cálculo da medida dos fios necessários para a execução dos artefatos em macramê, desenvolvendo uma planilha. Nesta solução incorporou-se também a interação das artesãs, obtendo um resultado satisfatório. Para finalizar apresentou-se as considerações dos benefícios e dificuldades encontradas no trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macramé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Fatores humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artesanato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nós e amarras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Human factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Handicraft | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knots and splices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Que nó é esse?: análise de design na técnica de macramê | - |
Título: dc.title | What knot is this?: design analysis in the macramê technique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: