
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Erika Patricia Teixeira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20733 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113675 | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this work was to reflect upon teaching art through the use of information and communication technologies, especially the computer and internet in the school context . The reflections presented here are proposed by the results obtained in the application of a questionnaire to 10 art teachers in the municipality from Paranavaí – Pr. From the data analysis it was revealed that participating teachers are aware of the importance and necessity of the use of technological resources for teaching, but are some factors that limit the more frequent use of information technologies, such as lack of infrastructure and resources in schools, lack of preparation and little knowledge of the use of technology as a teaching resource. In addition, the computer and the internet are mostly used for the preparation of lessons. Teachers did not mention the use of technological resources for artistic production by students. The technology is still in the process of inclusion and acceptance in the school context. Some teachers are still entering and learning to use the internet in a beneficial way, seeking to create situations in which classroom content makes sense to the student, and contribute to the learning critical and significant. | - |
| Descrição: dc.description | O principal objetivo deste trabalho foi refletir sobre o ensino de Arte através da utilização das tecnologias de informação e comunicação, principalmente o computador e a internet, no contexto escolar. As reflexões apresentadas são propostas mediante os resultados obtidos na aplicação de um questionário para 10 professores de arte do município de Paranavaí – PR. A partir da análise dos dados foi possível perceber que os professores participantes estão conscientes da importância e necessidade dos usos de recursos tecnológicos para o ensino, porém encontram alguns fatores que limitam o uso mais frequente das tecnologias de informação, como falta de estrutura e recursos nas escolas, falta de preparo e pouco conhecimento da utilização das tecnologias como recurso pedagógico. Além disso, o computador e a internet são mais utilizados para a preparação das aulas. Os professores não mencionaram a utilização dos recursos tecnológicos para produção artística pelos alunos. A tecnologia ainda está em processo de inserção e aceitação no contexto escolar. Alguns professores ainda estão inserindo e aprendendo a utilizar a internet de forma benéfica, buscando criar situações em que o conteúdo da aula faça sentido para o aluno, e que contribua para um aprendizado crítico e significativo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | O ensino de arte e as tecnologias contemporâneas no contexto escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: