
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barzotto, Luciano da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Jesiel Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35805 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113658 | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation highlights the importance of music education in basic education while establishing a connection between educational policies related to Music Education and its implementation in the classroom. To achieve this goal, we conducted an analysis of the history of music education in Brazil, addressing the arts, especially music, from a HistoricalCultural perspective. Additionally, we examined educational policies related to music education in basic education. The discussions presented are grounded in a bibliographic research that allowed the analysis of publications on music education, identifying trends, advancements, and challenges present in specialized literature. The study proposes an indepth analysis of the role of Music Education in the educational context, emphasizing its relevance as a facilitative tool in the teaching and learning process. The historical journey of Music Education is explored, highlighting significant milestones and its evolution over time. Furthermore, the research investigates the legality of integrating Music Education into educational systems, taking into account relevant regulations and legislation. The ultimate goal is to understand how Music Education can contribute to the comprehensive development of students, encompassing cognitive, emotional, and social aspects. The summary underscores the importance of structured and legally supported music education to maximize the benefits of this practice in the educational process. | - |
| Descrição: dc.description | Esta monografia destaca a importância do ensino de música na educação básica, ao mesmo tempo em que estabelece uma conexão entre as políticas educacionais referentes à Educação Musical e sua implementação em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma análise da história da educação musical no Brasil, abordando as artes, especialmente a música, sob uma perspectiva HistóricoCultural. Além disso, examinamos as políticas educacionais relacionadas ao ensino de música na educação básica. As discussões apresentadas são fundamentadas em uma pesquisa bibliográfica, que permitiu a análise de publicações sobre educação musical, identificando tendências, avanços e desafios presentes na literatura especializada. O estudo propõe uma análise aprofundada do papel da Educação Musical no contexto educacional, enfatizando sua relevância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. O percurso histórico da Educação Musical é explorado, destacando marcos significativos e sua evolução ao longo do tempo. Além disso, a pesquisa investiga a legalidade da inserção da Educação Musical nos sistemas educacionais, levando em consideração normativas e legislações pertinentes. O objetivo final é compreender como a Educação Musical pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. O resumo ressalta a importância de um ensino musical estruturado e respaldado legalmente para potencializar os benefícios dessa prática no processo educacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | A educação musical como facilitadora do processo de ensino aprendizagem: história e legalidade | - |
| Título: dc.title | Musical education as a facilitator of the teachinglearning process: history and legality | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: