Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.contributor | Escobar, Bolívar Teston de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco André | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Matheus Keller da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113608 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this course conclusion work is, from the main concepts that underlie typography, information design and current design teaching, to develop a guide in digital format that will address visual and theoretical concepts about conventions, contexts , and especially, typography in its applied form in order to spread and improve the understanding of typography by students of Design courses at UTFPR. The concepts behind the project seek to pass on simple and understandable messages that contribute to a quantitative and qualitative increase in students' knowledge about typography in their academic environment. The project is then divided into two parts: in the first, after surveying a theoretical framework about typography themes and their conventions, with the selection of the most outstanding concepts so that they can be passed on to the students and that provide an improvement in the understanding about typography. In the second stage, the graphic design itself will be carried out through the ADDIE method, which will have the theoretical support developed in the first stage. The graphic project will later be carried out with full appeal to its target audience. Therefore, the final result will aim to provide a free informative tool that allows students to consult when they feel the need and also to increase their repertoire in typographic knowledge that is so important within design. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é, a partir dos principais conceitos que baseiam a tipografia, o design da informação e o ensino do design atual, desenvolver um guia em formato digital que abordará conceitos visuais e teóricos sobre as convenções, os contextos, e especialmente, a tipografia em sua forma aplicada a fim de difundir e melhorar a compreensão sobre tipografia dos alunos do cursos de Design da UTFPR. Os conceitos por trás do projeto buscam repassar mensagens de simples entendimento e compreensíveis que contribuam para um aumento quantitativo e qualitativo do conhecimento dos alunos sobre tipografia no seu meio acadêmico. O projeto é dividido então em duas partes: na primeira, após o levantamento de um referencial teórico acerca dos temas de tipografia e suas convenções, com a seleção os conceitos que mais se destacam para que possam serem passados aos alunos e que proporcionem uma melhora na compreensão sobre tipografia. Já na segunda etapa será realizado o projeto gráfico em si através do método ADDIE, que contará com o suporte teórico desenvolvido na primeira etapa. O projeto gráfico posteriormente será realizado com total apelo ao seu público alvo. Sendo assim, o resultado final terá como objetivo proporcionar uma ferramenta informativa gratuita que proporcione aos alunos consultarem quando sentirem necessidade e também para aumentar seu repertório no conhecimento tipográfico que é tão importante dentro do design. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) - Manuais, guias, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) - Handbooks, manuals, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Guia tipográfico para estudantes de design da UTFPR | - |
Título: dc.title | Typographic guide for design students at UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: