Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes Junior, Luiz Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1534-9032 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0370301102971417 | - |
Autor(es): dc.contributor | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0281-8952 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6066036778785137 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Sergio Antônio Andrade de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3996-4985 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0395549254894676 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes Junior, Luiz Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1534-9032 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0370301102971417 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8885-7003 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0897919842779594 | - |
Autor(es): dc.creator | Resende, Danilo Gazzoli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29621 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113606 | - |
Descrição: dc.description | For teams of students to perform in the most effective way, it is important to understand the patterns related to group formation, including diversity factors. Many studies address this subject, however, after a literature review, it was observed that there is a lack of this type of study in courses in the computing area. With this prerogative, this study aims to understand the association between academic performance and the context gender, sociability and personality diversity in teams of courses in Computing. Data on social connections, gender, feelings, team building and performance were aggregated to perform the analyzes using statistical techniques. Data were obtained through the construction of a social network in the classroom and also from the answers to a questionnaire sent to students, applied at various times throughout the semester. Entropy and coefficient of variation were used to calculate diversity indices and, finally, linear regressions were implemented to better understand the association between the variables. The results indicate that teams that are more diverse in terms of personality and sociability tend to perform better, however, for the gender item, there was no statistical difference in grade gains in teamwork. | - |
Descrição: dc.description | Para que equipes de estudantes funcionem da maneira mais eficaz é importante compreender os padrões associados à formação de grupos, incluindo fatores de diversidade. Existem vários trabalhos que abordam este assunto porém há uma carência deste tipo de estudo em cursos da área da computação. Com esta prerrogativa, este estudo visa o entendimento da associação entre o desempenho acadêmico e o contexto da diversidade de gênero, sociabilidade e personalidade em equipes de cursos em Computação. Dados de conexões sociais, gênero, sentimentos, formação de equipes e desempenho foram agregados para a realização das análises utilizando técnicas estatísticas. Os dados foram obtidos através da construção de uma rede social em sala de aula e também a partir das respostas de um questionário enviado aos estudantes, aplicado em vários momentos ao longo do semestre. Entropia e coeficiente de variação foram usados para cálculo de índices de diversidade e, por fim, regressões lineares para melhor compreender a associação entre as variáveis. Os resultados indicam que equipes mais diversas em termos de personalidade e sociabilidade tendem a ter desempenho melhor, no entanto, para o quesito gênero, não houve diferença estatística nos ganhos de notas em trabalhos de equipes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalidade e ocupação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic achievement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personality and occupation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | A diversidade de gênero, sociabilidade e personalidade em cursos de computação: como estes fatores podem afetar o desempenho em equipes? | - |
Título: dc.title | Gender, sociability and personality diversity in computing courses: how can these factors affect team performance? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: