Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalposso, Gustavo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalposso, Gustavo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Nava, Daniela Trentin | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcio Paulo de | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Marco Aurélio Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113596 | - |
Descrição: dc.description | The present work has as general objective to use the spatial statistics of areas to understand the evolution of the Basic Education Development Index - IDEB in the Mesoregion of Oeste Paranaense that occurred in 2009 and 2019. To achieve this objective, the following objectives were proposed Specific: understand and characterize the IDEB data through descriptive statistics and spatial statistics of areas and perform spatial statistics through the analysis of the Moran Index. The methodology used included descriptive analysis and exploratory spatial analysis through observation of the Moran index and Moran Scatterplot to arrive at the Moran Map. The computational resources used were the Geoda software, the R software and the Qgis for editing thematic maps. The data point to the understanding that the use of spatial exploratory analysis through spatial statistics allows a better understanding of the results with not only individual perception of the result, but of its context and surroundings, enabling a consistent data analysis, considering not just the isolated data. Thus, the results of the work are considered expressive in relation to the IDEB analysis, which allowed a better understanding of the collected data. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo geral utilizar a estatística espacial de áreas para o entendimento da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB na Mesorregião do Oeste Paranaense que ocorreu no ano de 2009 e 2019. Para alcançar tal objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: entender e caracterizar os dados do IDEB por meio da estatística descritiva e estatística espacial de áreas e realizar a estatística espacial por meio da análise do Índice de Moran. A metodologia utilizada contou com a análise descritiva e a análise exploratória espacial por meio da observação do índice de Moran e do Moran Scatterplot para se chegar ao Mapa de Moran. Os recursos computacionais utilizados foram o software Geoda, o software R e o Qgis para edição dos mapas finais. Os dados apontam para a compreensão de que a utilização de análise exploratória espacial por meio de estatística espacial possibilita melhor compreensão dos resultados com percepção não apenas individual do resultado, mas do seu contexto e do seu entorno, possibilitando uma análise dos dados consistente, considerando não apenas o dado isolado. Dessa forma, consideram-se expressivos os resultados do trabalho em relação a análise do IDEB, que possibilitou um melhor entendimento dos dados coletados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise espacial (Estatística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spatial analysis (Statistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | - |
Título: dc.title | IDEB na mesorregião oeste paranaense usando estatística espacial | - |
Título: dc.title | IDEB in the western mesoregion of paranaense using space statistics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: