Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Cristina Spohr | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmitz, Giliane Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Gargate, Ivan Italo Gonzales | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.creator | Sandrin, Samara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113531 | - |
Descrição: dc.description | In this study and research, we aim to find materials that address the teaching of mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). With the expectation that this work will bring new insights and ideas on different activities and ways of applying content, in order to assist the daily life of autistic students, as well as to understand more about the topic, the laws generated around ASD, and the difficulties faced by autistic students during their learning of mathematics. To achieve this objective, we will use the methodology of bibliographic research related to academic papers published in two repositories: one being the Repository of the Federal University of Paraná (UTFPR) and the other the Repository of the Professional Master's in Mathematics in National Network (PROFMAT). Thus, one paper from each of the aforementioned repositories will be selected, and a comparison will be made according to the chosen methodology and the focus of each of these works. This will provide readers of this research with a better theoretical understanding of the topic, as well as support for daily practice. | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo e pesquisa, visamos encontrar materiais que descrevam sobre o ensino da matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo como expectativa, que este trabalho traga novas visões e ideias, sobre diferentes atividades e formas de aplicação de conteúdos, para que auxiliem o cotidiano de alunos autistas e também entender um pouco mais sobre o tema, as leis geradas em torno do TEA e as dificuldades encontradas por alunos autistas durante sua aprendizagem na matemática. Para chegarmos a esse objetivo, será utilizado da metodologia de pesquisa bibliográfica referentes a trabalhos acadêmicos publicados em dois repositórios, sendo um deles o Repositório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Repositório do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Desta forma, são selecionados um trabalho de cada um dos repositórios citados, onde será realizado uma comparação, de acordo com a metodologia escolhida e o foco de cada um destes trabalhos. Sendo assim, disponibilizado aos leitores, uma melhor compreensão teórica do tema e também um auxílio para a prática do dia a dia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with autism spectrum disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autistic children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: os repositórios PROFMAT e UTFPR | - |
Título: dc.title | The teaching of mathematics for students with autism spectrum disorder: the profmat and utfpr repositories | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: