Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abraão | - |
Autor(es): dc.contributor | Van Amstel, Frederick Marinus Constant | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Camila Martins de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113513 | - |
Descrição: dc.description | Based on Human-Computer Interaction studies from a feminist perspective, this work analyzes, through inspection, a Brazilian digital public service. The objective of the inspection is to investigate whether public institutions perpetuate gender stereotypes, causing harm to female citizens, and to examine how the feminist approach can enhance the chosen service. As a result of the analysis, we propose critical considerations for reflecting on the design of public service websites, based on feminist categories in HCI applied to the research context. It is demonstrated that by using feminist criteria, it is possible to create more inclusive public website projects, with a focus on empowerment, social justice, and equality, without perpetuating sexist stereotypes. | - |
Descrição: dc.description | Fundamentado nos estudos de Interação Humano-Computador sob a perspectiva feminista, este trabalho analisa, por inspeção, um serviço público digital brasileiro. O objetivo da inspeção é investigar se as instituições públicas perpetuam os estereótipos de gênero, causando prejuízos às cidadãs, além de examinar como a abordagem feminista pode aprimorar o serviço escolhido. Como resultado das análises, propomos considerações críticas para uma reflexão sobre o projeto de website de serviços públicos, a partir das categorias feministas na IHC trazidas para o contexto da pesquisa. Demonstra-se que, por meio de critérios feministas é possível fazer o projeto de websites públicos de forma mais inclusiva, com preocupação com empoderamento, justiça social e igualdade, sem perpetuar estereótipos sexistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos (Psicologia social) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexismo na linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stereotypes (Social psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexism in language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil service | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | A interação humano-computador nos serviços públicos digitais brasileiros sob a perspectiva feminista | - |
Título: dc.title | Human computer interaction in brazilian digital public services from a feminist perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: