Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morais, Erikson Freitas de | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Erikson Freitas de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, Simone Bello Kaminski | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vinícius Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Chesini, Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:27:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113478 | - |
Descrição: dc.description | Virtual Reality (VR) is an advanced interface that interacts with computer systems where the user can visualize, move, and interact in a three-dimensional environment in real time. This environment is an element of shapes representing the real or abstract world defined by its geometry, color, and lighting. With the creation of three-dimensional models, the user can interact with these systems by visualizing the environment, and the image can be presented on a monitor, in the case of non-immersive systems, or with the aid of glasses or virtual reality helmets to virtual reality immersive systems. Using VR systems to build digital twins of real cities that allow society’s participation and collaboration in decision-making processes is one of the benefits that the advancement of this technology brings to urban planning and monitoring in smart cities. Getting data from the real world is part of the construction of environments for 3D visualization and has tools such as 3D scanners that capture the x, y, and z coordinates of points to files called Point Clouds. To make realistic virtual models, one must first reconstruct the sampled surface in the Point Cloud and then present it with the support of VR-compatible systems and devices. To increase the fidelity in the representation of virtual models of environments, it is necessary to determine the quality of the reconstruction methods and compare them. Therefore, the radius-ratio 𝜌2 metric was used with Ball-Pivoting Algorithm Reconstruction method and Greedy-Projection Triangulation applied to public datasets of objects already analyzed in other related works. Histograms were generated to analyze the frequency distribution of the metric values in order to compare the reconstructed meshes. In the analyzed results, the Ball-Pivoting Algorithm reconstruction method generated better quality meshes compared to the Greedy-Projection Triangulation method. | - |
Descrição: dc.description | A realidade virtual (RV) e uma interface avançada de interação com sistemas computacionais onde o usuário pode visualizar, se movimentar e interagir com um ambiente tridimensional em tempo real. Esse ambiente e o elemento composto de formas que representam o mundo real ou abstrato definido por sua geometria, cor e iluminação. Com a geração de modelos tridimensionais, e possível ao usuário interagir com esses sistemas pela visualização do ambiente, sendo que a imagem pode ser apresentada em um monitor, no caso de sistemas não-imersivos ou com o auxilio de óculos ou capacetes de realidade virtual para sistema imersivos de realidade virtual. Usar sistemas de RV para construir gêmeos digitais de cidades reais a fim de permitir a participação e a colaboração da sociedade nos processos de tomada de decisão, e um dos benefícios que o avanço dessa tecnologia traz para o planejamento e monitoramento urbano em cidades inteligentes. Obter os dados do mundo real faz parte da construção dos ambientes para visualização 3D e conta com ferramentas como scanners 3D que capturam as coordenadas x, y e z de pontos para arquivos chamados de Nuvem de Pontos. Na geração de modelos virtuais realísticos, e preciso inicialmente reconstruir a superfície amostrada na Nuvem de Pontos e então apresentá-la com o auxilio de sistemas e dispositivos compatíveis com RV. Para aumentar a fidelidade na representação dos modelos virtuais de ambientes, e preciso estabelecer a qualidade dos métodos de reconstrução e fazer a comparação. Para isso foi utilizada a métrica radius-ratio 𝜌2 com os métodos de reconstrução Ball-Pivoting Algorithm e Greedy-Projection Triangulation aplicados em datasets públicos de objetos ja analisados em outros trabalhos relacionados. Foram gerados histogramas para analisar a distribuição das frequências dos valores da métrica a fim de realizar a comparação das malhas reconstruídas. Nos resultados analisados o método de reconstrução Ball-Pivoting Algorithm gerou malhas de melhor qualidade em comparação com o método Greedy-Projection Triangulation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação gráfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer graphics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional imaging | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Comparação de malhas triangulares reconstruídas a partir de nuvem de pontos com o uso de métrica da qualidade do elemento | - |
Título: dc.title | Use of element quality metric to compare triangular meshes reconstructed from point cloud | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: