Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Anderson Paião dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Anderson Paião dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Dylene Agda Souza de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4982873220421404 | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Gustavo de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4571918254136288 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valentino, Michele Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0308080290202321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Thiago Pinguello de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4711-0237 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 | - |
Autor(es): dc.creator | Vaz, Lucas dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113344 | - |
Descrição: dc.description | Information and communication technologies have been touted as potentially powerful tools for educational change. For this reason, they have been widely explored by teachers who are always looking for new ways to teach in order to make their classes more interesting and interactive. This tools also contribute to the teaching of mathematics, since through them the students can be encouraged to develop or use mathematical knowledge in order to solve practical and challenging problems. In this direction, Scratch, which is a block-based visual programming language, allows easy, effective and interesting math learning. Students can explore this powerful tool to solve different types of problems and thus build knowledge. For these reasons, in this work we propose some activities to be developed with students of the last year of Elementary School, which explore the use of Scratch in order to recognize metric relations in the right triangle. More specifically , they should use programs and concepts already acquired in previous years to deduce such relations. | - |
Descrição: dc.description | Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triangle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Plane | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades | - |
Título: dc.title | Metric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: