Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferronato, Marlene de Lurdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Jamhour, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferronato, Marlene de Lurdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Jamhour, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Beatriz da Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Lara, José Pedro de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113327 | - |
Descrição: dc.description | This study provides a detailed diagnosis of the Santa Terezinha neighborhood in Pato Branco-PR, focusing on urban afforestation, accessibility, and mobility. Data collection was conducted through photographic records and field observations, covering aspects such as the distribution and condition of sidewalks, the presence of plant species, traffic signage, bus stops and trash containers. Identified issues include the absence of accessibility ramps, sidewalks damaged by tree roots, and insufficient preferential parking spaces, mostly concentrated in specific areas such as Santa Terezinha square and Grêmio club. Problems related to poorly maintained signage, often obscured by vegetation, were also highlighted. Additionally, sidewalk typologies were mapped, including distinct patterns like types 4A, 3, and 5, revealing variations in quality and accessibility. The study emphasizes the importance of integrated urban planning that prioritizes inclusivity and pedestrian safety, especially for individuals with reduced mobility. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um diagnóstico detalhado do bairro Santa Terezinha, em Pato Branco-PR, com foco na arborização urbana, acessibilidade e mobilidade urbana. O levantamento de dados foi realizado por meio de registros fotográficos e observações a campo, abrangendo aspectos como a condições das calçadas, a presença de espécies vegetais, a sinalização viária, os pontos de ônibus e "container"de lixos. Foram identificadas deficiências como a ausência de rampas de acessibilidade, calçadas danificadas por raízes de árvores e a insuficiência de vagas de estacionamento preferenciais, concentradas apenas em áreas específicas como a praça Santa Terezinha e o clube Grêmio. Problemas relacionados à falta de manutenção de placas de sinalização, muitas vezes escondidas por vegetação, também foram destacados. Além disso, foi mapeada a tipologia das calçadas, incluindo padrões distintos como os tipos 4A, 3 e 5 (modelos de calçadas sugeridos pela Prefeitura de Pato Branco), evidenciando variações de qualidade, acessibilidade e as escolhas das espécies vegetais corretas para implantar na arborização urbana. O estudos reforçam a necessidade de um planejamento urbano integrado que priorize a inclusão e a segurança de pedestres, especialmente aqueles com mobilidade reduzida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arborização urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trees in cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | City planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | - |
Título: dc.title | Diagnóstico de arborização urbana e acessibilidade no bairro Santa Terezinha de Pato Branco - PR | - |
Título: dc.title | DIagnosis of urban arborization and accessibility in the Santa Terezinha de Pato Branco - PR neighborhood | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: