
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Coelho, Cristina Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22106 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113299 | - |
| Descrição: dc.description | The present work deals with a brief discussion about the continuous recovery of a 6th grade elementary school class using the games available in the Curriculum More Platform of the Secretary of Education of the State of São Paulo. The research was carried out at a state school in the municipality of Itapecerica da Serra - São Paulo. A questionnaire was applied after the use of the games, for the students to analyze the platform, the games (missions) and the difficulties encountered. From the questionnaire, the observations during the activities, the motivation and the change of posture of the students in the classes, and mainly, the significant improvement of the class income in the evaluations that went from 67% to 91%. An important type of tool can be used for continuous recovery. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda uma breve discussão sobre a recuperação contínua de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando os jogos disponíveis na Plataforma Currículo Mais da Secretária da Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu em uma escola de ensino estadual no Município de Itapecerica da Serra - São Paulo. Foi aplicado um questionário após a utilização dos jogos, para os alunos analisarem a plataforma, os jogos (missões) e as dificuldades encontradas. A partir do questionário, as observações durante as atividades, a motivação e a mudança de postura dos alunos nas aulas, e principalmente, a melhora significativa do rendimento da turma nas avaliações que passou de 67% para 91%. Pode-se considerar este tipo de ferramenta um importante aliado para a recuperação contínua. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plataforma aberta da Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open Web Platform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionnaires | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Utilização de jogos como estratégia para a recuperação contínua de conteúdos de matemática | - |
| Título: dc.title | Use os games as strategy for the continuous retrieval of math contents | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: