Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6951-6425 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4943005730602856 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6951-6425 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4943005730602856 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerra Junior, Antonio Lemes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8771-908X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7382780768191096 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2139-7089 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6950919852955384 | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas, Giovana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35124 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113289 | - |
Descrição: dc.description | Based on the perception of the recurrence of the figures of the rose and the rose bush in MPB (Brazilian Popular Music) lyrics, this research, a master’s thesis, aims to investigate the significance of these figures in songs from the period of the military dictatorship (1964-1985). Due to the significant recurrence in the works by the same composer, the final corpus was limited to the repertoire of Chico Buarque de Hollanda – specifically: A Banda (1966); Você não ouviu (1966); Carolina (1967); Roda Viva (1967); Essa moça tá diferente (1970). For theoretical foundation, a path was traced from the song as work of art, and from MPB in its context of production (both in regard to political issues and technological transformations, and the dynamics of the cultural industry), until deepening of the research in the work by Chico Buarque. As a methodology, Semiotics of Discourse (SD) was chosen, in the guise of Greima’s theory, só that the analysis works through the conceptualization of semisymbolism and the structuring of the Generative Trajectory of Meaning (GTM). There was also a concern to understand the multimodal structure of the song genre – in whose conception the theoretical contributions of Tatit (2003; 2006; 2012) influenced –, taking into account in the analysis, in addition to the lyrics, the resources for creating meanings specific to musical language. Thus, attentive listening was developed, with special attention to aspects of arrangement, harmony and vocal accentuation, in addition to the scansion of the lyrics, in order to combine the metrics of orality and musical metrics, and look for melodic patterns. For a better understanding of semi-symbolic relationships, the presentation of the analyzes also included the development of a graphic representation. Finally, we sought to understand the metalanguage and inter-discourse relationships present in the corpus as a whole. The research revealed that the figures of the rose and the rose bush are used in a recurring and symbolic way, representing resistance, beauty, hope and social criticism, in addition to the passage of time and the ephemerality of life. Semiotic analysis made it possible to identify how these figures construct complex meanings in songs, using verbal and musical elements to transmit messages of poetic and cultural resistance. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | A partir da percepção da recorrência das figuras da rosa e da roseira em letras da MPB (Música Popular Brasileira), esta pesquisa, em nível de dissertação de mestrado, propõese a investigar a significação dessas figuras em canções do período da ditadura militar (1964- 1985). Devido à expressiva reincidência em obras do mesmo compositor, limitou-se como corpus final o repertório de Chico Buarque de Hollanda – especificamente: A Banda (1966); Você não ouviu (1966); Carolina (1967); Roda Viva (1967); Essa moça tá diferente (1970). Para a fundamentação teórica, foi traçado um percurso da canção enquanto obra de arte, e da MPB em seu contexto de produção (tanto no que diz respeito às questões políticas quanto às transformações tecnológicas e de dinâmicas da indústria cultural), até o aprofundamento na obra de Chico Buarque. Como metodologia, foi escolhida a Semiótica Discursiva (SD), à guisa da teoria greimasiana, de modo que a análise trabalha por meio da conceituação de semissimbolismo e pela estruturação do Percurso Gerativo de Sentido (PGS). Houve ainda uma preocupação em compreender a estrutura multimodal do gênero canção – em cuja concepção influíram as contribuições teóricas de Tatit (2003; 2006; 2012) –, levando em conta na análise, para além das letras, os recursos de criação de sentidos próprios da linguagem musical. Assim, foi desenvolvida uma escuta atenta, com especial atenção a aspectos de arranjo, harmonia e acentuação vocal, somada à escansão das letras, a fim de juntar a métrica da oralidade e a métrica musical, e buscar padrões melódicos. Para a melhor compreensão das relações semissimbólicas, a apresentação das análises englobou também o desenvolvimento de uma representação gráfica. Por fim, buscou-se entender as relações de metalinguagem e interdiscurso presentes no corpus como um todo. A pesquisa revelou que as figuras da rosa e da roseira são utilizadas de forma recorrente e simbólica, representando resistência, beleza, esperança e crítica social, além da passagem do tempo e da efemeridade da vida. A análise semiótica permitiu identificar como essas figuras constroem sentidos complexos nas canções, utilizando elementos verbais e musicais para transmitir mensagens de resistência poética e cultural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rosas - Canções e música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Buarque, Chico, 1944- - Crítica, interpretação, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Songs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roses - Canções e música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular music - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Buarque, Chico, 1944- - Criticism, interpretation, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Sobre cultivar rosas e rimas: uma proposta de leitura semiótica das roseiras de Chico Buarque | - |
Título: dc.title | About growing roses and rhymes: a proposal for a semiotic reading of Chico Buarque’s rose bushes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: