Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Floida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Floida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Obana, João Enzio Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucilene Marques da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113171 | - |
Descrição: dc.description | This paper had as its theme the Significant Contributions of Arts in Teaching Learning Process. Education allows the construction, formation and transformation of the subject and the art in its various expressions reflects it as illustrious tool in social and educational context. To conduct this study was used exploratory research involves literature and field study. The literature of authors who contributed significantly to the knowledge of it and a field survey that was conducted with students from 4 years of elementary school, through a questionnaire. The student becomes more sensitive when you have art as something meaningful in their education, and it is up to the teacher to the task of taking you to new discoveries, seek to promote awareness and effective participation in the process of life. The final considerations identified by the analysis can be applied in a school. The Art classes, as well as teachers, need not be directed to the training of painters, sculptors and experts in arts, but through it broaden the knowledge and sensitivity of students making them creative, sensitive and dynamic in society. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia teve como temática as Significativas Contribuições da Arte no Processo Ensino Aprendizagem. A educação permite a construção, formação e transformação do sujeito e a arte, nas suas variadas expressões reflete-a como ilustre ferramenta no contexto social e educacional. Para realização deste trabalho foi utilizada pesquisa exploratória envolve levantamento bibliográfico e estudo de campo. A pesquisa bibliográfica de autores que contribuíram bastante para o conhecimento do mesmo e uma pesquisa de campo que foi realizada com alunos do 4º anos do ensino fundamental, através de um questionário. O aluno toma-se mais sensível quando tem a arte como algo significativo em sua educação, e cabe ao professor à tarefa de levá-lo a novas descobertas, buscar promover a conscientização e a efetiva participação no processo de vida. As considerações finais apontadas pela análise podem ser aplicadas em ambiente escolar. As aulas de Arte, assim como os professores, não precisam visar à formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas através dela ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os criativos, sensíveis e dinâmicos perante a sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Aptidão para o desenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem pela descoberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drawing ability in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning by discovery | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As significativas contribuições da arte no processo ensino aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: