Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Magda Santos da | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Cacilda Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:26:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:26:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113168 | - |
Descrição: dc.description | This objective research demonstrates the importance of the practice of reading children in the area of social vulnerability. To know the teachers of the infantile education in places of social vulnerability can be their students to become literate readers. Through a bibliographical research of a qualitative nature, the material in books, articles and documents was included to support the arguments to understand that literacy and literacy are inseparable processes that are of great relevance in the learning process and in the formation of readers. How a school must have a Political Pedagogical Project according to the school community, and the teachers involved in this project. Technical solutions were developed for the development of the search and the formation of conscious. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva demonstrar a importância da prática de leitura na Educação Infantil como forma de inclusão das crianças que vivem em área de vulnerabilidade social. Conhecer como os professores da educação infantil em locais de vulnerabilidade social podem auxiliar seus alunos a tornarem-se leitores letrados. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi elencado material em livros, artigos e documentos para sustentar as argumentações para se compreender que alfabetizar e letra são processos indissociáveis e que são de grande relevância no processo de aprendizagem e na formação de leitores. Como a escola precisa ter um Projeto Politico Pedagógico definido de acordo a comunidade escolar, e professores comprometidos nesse projeto. Foram sugeridas melhores técnicas para desenvolver o gosto pela leitura e formar cidadãos conscientes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | O ensino da leitura desde a educação infantil: uma estratégia inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: