
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Bianca Guimarães Severo dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113167 | - |
| Descrição: dc.description | It is clear that current education has suffered from global changes that have influenced our students and the way they think and see the world, but schools maintain the same traditional teaching methods. Active methodologies have been gaining ground in the educational scenario and are important tools for overcoming the crisis in scientific education. Given this context, this research aimed to analyze the importance of active methodologies in science teaching to overcome students' learning difficulties. Therefore, the guiding question of the research was: what active methodologies can science teachers adopt to motivate teaching in the face of the crisis in science education? The methodology used to answer this question was through qualitative research, of the educational action type, with the help of a bibliographical review on active methodologies: gamification, maker culture, station rotation and flipped classroom, citing some examples of these methods used in classes taught by the author. The research results demonstrate that active methodologies are important tools for overcoming educational crises, and an essential instrument for motivating and stimulating students in the teaching and learning process. | - |
| Descrição: dc.description | É notório que a educação atual tem sofrido com as mudanças globais que influenciam os nossos alunos e a forma de pensar e ver o mundo, porém as escolas mantêm os mesmos métodos tradicionais de ensino. As metodologias ativas vêm ganhando espaço no cenário educacional e são ferramentas importantes para a superação da crise na educação científica. Diante desse contexto, essa pesquisa objetivou, analisar a importância das metodologias ativas no ensino de ciências para a superação das dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, o questionamento norteador da pesquisa foi: quais metodologias ativas os professores de ciências podem adotar para motivar o ensino perante a crise da educação científica? A metodologia utilizada para responder a tal questionamento se deu por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação educacional, com auxílio de uma revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas: gamificação, cultura maker, rotação por estações e sala de aula invertida, citando alguns exemplos desses métodos utilizados em aulas ministradas pela autora. Os resultados da pesquisa demonstram que as metodologias ativas são ferramentas importantes para a superação das crises educacionais, e um instrumento essencial para motivar e estimular os alunos no processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O ensino de ciências e o uso de metodologias ativas como ferramentas de ensino e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Science teaching and the use of active methodologies as teaching and learning tools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: