Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Juliana Castanon | - |
Autor(es): dc.contributor | Moretti, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Juliana Castanon | - |
Autor(es): dc.contributor | Moretti, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Tais Larissa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Roseli Gall do | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Anna Caroline de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31657 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113166 | - |
Descrição: dc.description | University Desertion is a phenomenon that is present in all higher education institutions and has been studied in a systematic way since 1995, after the creation of the special commission for the study of dropout, established by Sisu/MEC. Generally speaking, studies on dropout are scarce in relation to the number of undergraduate courses and different contexts existing in Brazil, since the literature in the area indicates that the causes of dropout of higher education students refer as much to social and personal issues as institutional issues or even the combination of it all. As this is a major loss for the educational sector and since there is no publication on dropouts in the Textile Engineering course to date, based on the collection and quantitative and qualitative analysis of data, the main reasons for causing of the evasion of students from the course. Students who were absent from the Textile Engineering course at the Apucarana campus were characterized, and the results of applying the questionnaire to regular students of the course were analyzed in an attempt to identify possible causes of evasion and points for improvement in the pedagogical project. | - |
Descrição: dc.description | A evasão universitária é um fenômeno que está presente em todas as instituições de ensino superior e que vem sendo estudada de maneira mais sistemática desde 1995, após a criação da comissão especial para o estudo da evasão, estabelecida pelo Sisu/MEC. De uma maneira geral, os estudos sobre a evasão são escassos em relação ao número de cursos de graduação e diferentes contextos existentes no Brasil, uma vez que a literatura da área aponta que a causa da evasão dos estudantes do ensino superior referem-se tanto à questões sociais e pessoais quanto à questões institucionais ou até mesmo uma combinação destas. Por se tratar de uma grande perda do setor educacional e visto que não há nenhuma publicação sobre a evasão no curso de Engenharia Têxtil até a presente data, a partir da coleta e análise quantitativa e qualitativa de dados, examinou-se quais os principais motivos causadores da evasão de estudantes do curso. Foram caracterizados os estudantes evadidos do curso de Engenharia Têxtil do campus Apucarana, bem como analisados os resultados da aplicação do questionário à estudantes regulares do curso na tentativa de identificar possíveis causas de evasão e pontos de melhoria no projeto pedagógico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Têxtil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | College dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Análise da evasão no curso superior de engenharia têxtil da UTFPR campus Apucarana | - |
Título: dc.title | Analysis of escape in the higher course in textile engineering at UTFPR campus Apucarana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: