Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Ida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113075 | - |
Descrição: dc.description | The theme of the current work was a Systematic Review of the Literature in the area of Science Teaching. Articles were investigated that discuss Scientific Literacy (SL) in Biology Teaching in High School. For this, the methodological contribution of the Systematic Literature Review (SLR) was used, according to Kitchenham (2007). The search focused on six journals of Qualis A1, A2, and B1 (year of evaluation 2016), in the area of Science Teaching and Education in the period from 2011 to 2020. Of the total of 2,205 articles found, only 2 results address Teaching of Biology with the perspective of Scientific Literacy in High School. In general, these works discuss the theme, on the one hand as teaching proposals through technology, and on the other, as investigation of the conceptions of Biology teachers about SL. In view of the small number of works found with the theme, the result showed the need for new works and research related to the Teaching of Biology from the perspective of Scientific Literacy in High School. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática uma Revisão Sistemática da Literatura na área de Ensino de Ciências que investigou artigos que discutem Alfabetização Científica (AC) no Ensino de Biologia no Ensino Médio. Para isso, foi utilizado o aporte metodológico da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), segundo Kitchenham (2007). A busca se concentrou em seis periódicos de Qualis A1, A2 e B1 (ano de avaliação 2016), na área de Ensino e Educação em Ciências entre o período de 2011 a 2020. Do total de 2.205 artigos, somente 2 resultados abordam o Ensino de Biologia com a perspectiva da Alfabetização Científica no Ensino Médio. Em geral, tais trabalhos discutem a temática de um lado como propostas de ensino por meio da tecnologia, por outro, investiga as concepções de professores de Biologia sobre AC. Diante do pequeno número de trabalhos encontrados com a temática, o resultado evidenciou a necessidade de novos trabalhos e pesquisas referentes ao Ensino de Biologia na perspectiva da Alfabetização Científica no Ensino Médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Alfabetização científica no ensino de biologia no ensino médio | - |
Título: dc.title | Scientific literacy in biology teaching in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: