Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Onuki, Gisele Miyoko | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1507-4534 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2931409712932541 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Rodrigo Otávio dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0001-5050-1637 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0668156094746596 | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Guilherme Henrique Bernardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113036 | - |
Descrição: dc.description | Plunderphonics is a concept introduced by Canadian musician John Oswald (1985) at the Wired Society Electro-Acoustic Conference in Toronto. Oswald argues that the use of samples should be unrestricted, regardless of permission or payment of royalties, as long as clear reference to the original artist is maintained. Plunderphonics critiques the formation and functioning of copyright laws, drawing on the history of their creation, the influence of technology on musical composition and consumption, and the everevolving role of the audience in relation to these technologies. This dissertation aims to investigate Oswald’s critique of copyright laws through a Science, Technology, and Society (STS) perspective, relating the author’s writings to the historical context of the creation of these laws. Using the theoretical frameworks of Andrew Feenberg and Langdon Winner, this dissertation seeks to explore the debates surrounding plagiarism through the lens of three specific cases of artistic creation based on pre-existing works: Sherrie Levine’s After Walker Evans (1981); Brazilian DJ Masa’s QQVCQUER Remix (2012); and Billie Eilish’s Bad Guy music video (2019). By analysing the gaps in plunderphonic discussions, its limitations and possibilities, and identifying issues that arise in artistic practice, the research aims to deepen the critique of the current functioning of copyright laws, thus assessing the viability of plunderphonics. | - |
Descrição: dc.description | Plunderphonics é um conceito apresentado pelo músico canadense John Oswald (1985), na Wired Society Electro-Acoustic Conference de Toronto. Oswald defende que o uso de samples deveria ser livre, independentemente de autorização ou pagamentos de direitos de uso, desde que mantendo clara referência ao artista original. A plunderfonia faz uma crítica à formação e ao funcionamento das leis de direitos autorais, baseando-se na história da criação destas, na influência da tecnologia sobre a composição e fruição musical, e na constante mudança do papel do público em relação a estas tecnologias. A presente dissertação propõe-se a investigar a crítica de Oswald sobre as leis de direitos autorais por meio de uma perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade (CTS), relacionando os escritos do autor com o contexto histórico da criação das legislações. Tendo como fundamento teórico os estudos de Andrew Feenberg e de Langdon Winner, esta dissertação procura compreender as discussões em torno do plágio relacionadas com três casos específicos de criação artística a partir de obras já existentes: a exposição After Walker Evans (1981) de Sherrie Levine; QQVCQUER Remix (2012) do brasileiro DJ Masa; e do videoclipe de Bad Guy (2019) da cantora Billie Eilish. Analisa-se as lacunas presentes na discussão plunderfônica, seus limites e possibilidades, identificando questões que surgem no fazer artístico, para aprofundar a crítica ao funcionamento das leis de direitos autorais. Desta forma, é averiguada a viabilidade da plunderfonia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos autorais - Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pirataria (Direitos autorais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos autorais - Canções e música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propriedade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copyright - Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plagiarism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piracy (Copyright) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copyright - Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual property | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Plágio, pirataria, tecnologia nas artes: a plunderfonia de John Oswald e as tecnologias em uma perspectiva CTS | - |
Título: dc.title | Plagiarism, piracy, technology in art: John Oswald's plunderphonics and technology through an STS perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: