O uso de objetos virtuais de aprendizagem para o estudo de queda livre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFontes, Adriana da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439-
Autor(es): dc.contributorSantos, Oscar Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938-
Autor(es): dc.contributorFontes, Adriana da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439-
Autor(es): dc.contributorDeimling, César Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891-
Autor(es): dc.contributorSilva, Débora Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935-
Autor(es): dc.contributorCosta, Luciano Gonsalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292-
Autor(es): dc.contributorZanatta, Shalimar Calegari-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-0302-8300-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1110095948611350-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ayslan Porfirio dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:25:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:25:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1113032-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Propostas de atividades práticas sobre queda livre com o uso de objetos virtuais de aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThe research developed within the scope of MNPEF aimed to explore concepts related to free fall, through the use of virtual learning objects (OVA). The focus was to understand whether these tools could serve as potentially significant materials for teaching free fall in high school. The research was conducted through a descriptive qualitative process, involving data collection from a first-year high school class at a State Public College in the interior of Paraná, during Physics classes. The OVA used were: Tracker and Algodoo software, Physics Calculator, and the virtual object simulator in Physics. The results indicated that these tools made it easier for students and teachers to visualize objects in free fall, making difficult concepts more tangible and understandable. Personalization of learning was also highlighted, as students were able to explore at their own pace, repeat experiments and receive support tailored to their specific needs. Students were able to test hypotheses, manipulate variables, observe patterns, and develop problem-solving skills. The integration of these technologies into the educational environment motivates and adds to the way students learn, providing meaningful learning.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa desenvolvida no âmbito do MNPEF, teve como objetivo explorar os conceitos relacionados a queda livre, por meio do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA). O foco foi entender se essas ferramentas poderiam servir como materiais potencialmente significativos para o ensino de queda livre no Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida por meio de um processo qualitativo descritivo, envolvendo a coleta de dados de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio Público Estadual no interior do Paraná, durante as aulas de Física. Os OVA utilizados foram: softwares Tracker e Algodoo, Calculadora da Física, e o simulador de objetos virtuais na Física. Os resultados indicaram que essas ferramentas facilitaram aos alunos e ao professor a visualização de objetos em queda livre, tornando conceitos difíceis mais tangíveis e compreensíveis. A personalização do aprendizado também foi destacada, pois os alunos puderam explorar no seu próprio ritmo, repetir experimentos e receber suporte adaptado às suas necessidades específicas. Os alunos foram capazes de testar hipóteses, manipular variáveis, observar padrões e desenvolver habilidades de resolução de problemas. A integração dessas tecnologias no ambiente educacional motiva e soma à maneira como os estudantes aprendem, proporcionando um aprendizado significativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleO uso de objetos virtuais de aprendizagem para o estudo de queda livre-
Título: dc.titleThe use of virtual learning objects to study free fall-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.