A relação entre gestão escolar democrática e a qualidade no ensino do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo Dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.creatorFloriano, Rafaella Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:25:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:25:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112977-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to establish some relations that cover the quality in teaching and the issue of democratic management in public schools in the state of Paraná. The objective of this analysis is to research and score about democratic management and its importance within the educational environment. Through this research, we expec that it will be possible to elaborate a relationship between the lack of democratic management, the high numbers of school dropouts and the high illiteracy rates in the schools of Paraná. Making an analysis of the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of education (1996) we can establish constitutionality in the subjects treated in the course of the article. We also hope that it will be possible to reflect on the current Brazilian education, so that in this way we perceive how the process of basic educational expansion has improved over the years, thus helping the scientific community through data and information that are relevant, enabling future more in-depth analyses on the subject.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por intuito estabelecer algumas relações que abrangem a qualidade no ensino e a questão da gestão democrática nas escolas da rede pública do estado do Paraná. O objetivo desta análise é pesquisar e pontuar a respeito da gestão democrática e sua importância dentro do ambiente educacional. Por meio desta pesquisa, espera-se que seja possível elaborar uma relação entre a falta de gestão democrática, os elevados números de evasão escolar e as altas taxas de analfabetismo nas escolas do Paraná. Fazendo uma análise da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da educação (1996) podemos firmar constitucionalidade nos assuntos tratados no decorrer do artigo. Espera-se também que seja possível fazendo uma reflexão a respeito da educação brasileira atual, para que deste modo perceba-se como o processo de expansão educacional básico se aperfeiçoou com o passar dos anos, deste modo auxiliando a comunidade científica através de dados e informações que sejam relevantes, possibilitando futuramente análises mais aprofundadas sobre o tema-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectTotal quality management in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA relação entre gestão escolar democrática e a qualidade no ensino do Paraná-
Título: dc.titleThe relationship between democratic school management and quality in education in Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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