Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo Dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Floriano, Rafaella Correia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112977 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to establish some relations that cover the quality in teaching and the issue of democratic management in public schools in the state of Paraná. The objective of this analysis is to research and score about democratic management and its importance within the educational environment. Through this research, we expec that it will be possible to elaborate a relationship between the lack of democratic management, the high numbers of school dropouts and the high illiteracy rates in the schools of Paraná. Making an analysis of the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of education (1996) we can establish constitutionality in the subjects treated in the course of the article. We also hope that it will be possible to reflect on the current Brazilian education, so that in this way we perceive how the process of basic educational expansion has improved over the years, thus helping the scientific community through data and information that are relevant, enabling future more in-depth analyses on the subject. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por intuito estabelecer algumas relações que abrangem a qualidade no ensino e a questão da gestão democrática nas escolas da rede pública do estado do Paraná. O objetivo desta análise é pesquisar e pontuar a respeito da gestão democrática e sua importância dentro do ambiente educacional. Por meio desta pesquisa, espera-se que seja possível elaborar uma relação entre a falta de gestão democrática, os elevados números de evasão escolar e as altas taxas de analfabetismo nas escolas do Paraná. Fazendo uma análise da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da educação (1996) podemos firmar constitucionalidade nos assuntos tratados no decorrer do artigo. Espera-se também que seja possível fazendo uma reflexão a respeito da educação brasileira atual, para que deste modo perceba-se como o processo de expansão educacional básico se aperfeiçoou com o passar dos anos, deste modo auxiliando a comunidade científica através de dados e informações que sejam relevantes, possibilitando futuramente análises mais aprofundadas sobre o tema | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade total na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Total quality management in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A relação entre gestão escolar democrática e a qualidade no ensino do Paraná | - |
Título: dc.title | The relationship between democratic school management and quality in education in Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: