
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Dayani Cristina Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20724 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112919 | - |
| Descrição: dc.description | The teaching methods have developed to adapt the new realities of society and the student’s daily life, in the pursuit to improve the quality of education. The ineffective traditional techniques need to be replaced, as in the discipline of geography, where memorization techniques, nomenclatures, data fragmentation, etc. persists in the educational environment, making class lessons monotonous to students. For this, among the didactic resources propitious to educational development in geography, the editorial cartoons are an actual alternative, addressing recent and daily topics in a critical and humorous way. Thus, had as purpose to analyze the positive aspects in the use of editorial cartoons via bibliographic data gathering from work performed on the relevant topic. It was noticed that this resource is a favorable element for the exchange of knowledge and the interaction between students and teachers due to the interpretative aspect available in it, as it enables the connection of everyday knowledge with the scientific, favoring the construction of meaningful learning. However, the editorial cartoons are rarely used in the didactical environment, reflecting in the few scientific work found on this subject, and who mostly are recent. In this way, was also sought to point out which would be the negative aspects in the poorly planned use of editorial charges, and what other reasons can be found for this textual resource to be not often used in the classroom. The lack of time by part of the teachers, misinformation and/or fixation of traditional practices are some of the possible reasons found. However, it was noticed that the use of editorial cartoons has gained ground in the didactic environment, due to the higher advantages presented. | - |
| Descrição: dc.description | Os métodos de ensino têm se desenvolvido para adaptar-se às novas realidades da sociedade e do cotidiano do aluno, na busca de melhorar a qualidade de ensino. As técnicas tradicionais pouco eficazes necessitam de serem substituídas, como na disciplina de Geografia, onde técnicas de memorização, nomenclaturas, fragmentação de dados, etc. persistem no meio educacional, deixando as aulas monótonas aos alunos. Para isso, entre os recursos didáticos propícios ao desenvolvimento educacional em Geografia, as charges são uma das alternativas presentes, abordando temas recentes e do cotidiano de forma crítica e humorística. Desta forma, objetivou-se analisar os aspectos positivos no uso das charges através da coleta de dados bibliográfico de trabalhos realizados sobre o tema pertinente. Percebeu-se que este recurso é um elemento favorável à troca de conhecimentos e a interação entre alunos e professores devido ao aspecto interpretativo disponível no mesmo, assim como permite a ligação do conhecimento cotidiano com o científico, favorecendo a construção da aprendizagem significativa. Entretanto, as charges são pouco utilizadas no meio didático, refletindo nos poucos trabalhos científicos encontrados sobre o tema, e que em sua maioria são recentes. Por esta via, também buscou-se apontar quais seriam os aspectos negativos na utilização mal planejada das charges, e que outros motivos possam ser encontrados para que este recurso textual seja pouco empregado em sala de aula. A falta de tempo por parte dos professores, informações errôneas e/ou fixação de práticas tradicionais são alguns possíveis motivos encontrados. Porém, percebeu-se que o uso das charges tem ganhado espaço no meio didático, devido às maiores vantagens apresentadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Análise da utilização de charges como recurso didático na disciplina de geografia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: