
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tamashiro, Heverson Akira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Varisco, Marcelo Queiroz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Wills, José Ernesto Bueno | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Karina Scussiato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tessari, Rodolfo Krul | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tamashiro, Heverson Akira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Bianca Mendonça | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:25:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:25:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38104 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112897 | - |
| Descrição: dc.description | This study develops an architectonic model of an experimental job site on the UTFPR campus in the city of Curitiba. It also researches the importance of constructive practices in architecture and urbanism degree’s careers and it’s concerns with the community development. Based on four real-world studies, namely the experimental job site at FAUUSP, UFFS, UTFPR and Les Grands Ateliers, we sought to understand the importance of practical knowledge to enhance the academic’s theoretical studies. The study states that practical knowledge is essential for architecture and urbanism academics as it provides technical and broad understanding of either design and construction processes. It sharpens future professionals for the challenges of this competitive job market. This was achieved through a methodology that involved the analysis of real-world studies, the conceptualization of architecture and urbanism learning in Brazil, the discussion about the growth of academic and distance learning courses and the implications of the lack of physical spaces for experiments and discussions in academics graduation studies. The in-site construction techniques and knowledge offered a solid basis for decision-making in order to find out relevant, creative and viable architectural solutions. In addition, the experimental job site also plays an important role in the interaction between students and the community, offering an alternative space for events, exhibitions and discussions. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo tem por finalidade desenvolver um projeto arquitetônico de um canteiro experimental no campus da UTFPR no município de Curitiba e investigar a importância das práticas construtivas na formação profissional do arquiteto e urbanista, bem como no desenvolvimento da comunidade. Com base em quatro estudos de caso, sendo eles o canteiro experimental da FAUUSP, UFFS, UTFPR e Les Grands Ateliers, buscou-se compreender a relevância da aprendizagem na prática para uma formação completa e técnica. Através de uma metodologia que envolveu a análise dos estudos de caso, a conceituação temática sobre o ensino da arquitetura e urbanismo no Brasil, e a discussão acerca do crescimento dos cursos e da modalidade de ensino a distância, tendo como justificativa a falta de espaços físicos para os experimentos e discussões em ateliers, constatou-se que a aprendizagem prática é essencial para os estudantes de arquitetura, proporcionando uma compreensão técnica e ampla dos processos de concepção e construção, a fim de formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. A materialidade real dos projetos e o contato direto com as técnicas construtivas oferecem uma base sólida para a tomada de decisões e a criação de soluções arquitetônicas relevantes, criativas e viáveis. Além disso, o canteiro experimental também desempenha um papel importante na interação entre os alunos e a comunidade, oferecendo um espaço alternativo para eventos, exposições e discussões. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Arquitetura e Urbanismo | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática arquitetônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Estudo e Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architectural practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architecture - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Architecture - Designs and plans | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | - |
| Título: dc.title | Canteiro experimental: a importância das práticas construtivas para a formação profissional do arquiteto e urbanista e comunidade em Curitiba | - |
| Título: dc.title | Experimental job site: the importance of constructive practices for the professional qualification of architect and urbanist and the community in Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: