Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cusin, Cesar Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Cusin, Cesar Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Thiago Prado de | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Horácio Pastor | - |
Autor(es): dc.creator | Bochnia, Bruna Amanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112796 | - |
Descrição: dc.description | With the growth of higher education courses, and a society that has gradually citing issues such as social inclusion and digital inclusion, the distance learning and virtual learning environments is creating expectations and opening doors for many people with special needs. The virtual learning environment Moodle has been employed in various institutions of higher education, which fosters research and evaluation of behavior and their ability to meet this type of education along the need for accessibility and interactivity. Being a facilitator in the learning platform users with special needs. In this respect the present study sought to gain a position of accessibility within the Moodle platform in use by users to submit any special needs league vision. | - |
Descrição: dc.description | Com o crescimento por cursos de ensino superior e uma sociedade que vem mencionando aos poucos, assuntos como inclusão social e inclusão digital, o ensino a distância e os ambientes virtuais de aprendizagem vem criando expectativas e abrindo portas para muitas pessoas com necessidades especiais. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem sendo empregado em várias instituições de ensino superior, o que estimula a pesquisa e avaliação de sua capacidade e comportamento para atender esta modalidade de ensino. Também é necessário avaliar sua acessibilidade e interatividade. Para torna-o uma plataforma facilitadora na aprendizagem de usuários com necessidades especiais. Neste aspecto o presente trabalho buscou obter um posicionamento da acessibilidade dentro da plataforma Moodle, em sua utilização por usuários que apresentassem alguma necessidade especial liga a visão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Desenvolvimento Web | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamentos de autoajuda para deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Free computer software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-help devices for people with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Acessibilidade no âmbito do ensino a distância: uma análise da plataforma Moodle de ensino nos cursos do ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: