Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Leander Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Maques, Ana Paula de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112770 | - |
Descrição: dc.description | Information and Communication Technologies have brought numerous changes to various spheres of society, which demand a critical view of what it brings in terms of information and knowledge. This research’s general objective is to produce and share an Open Educational Resource in order to present concepts of Art and Technology in the process of critical education in the area of undergraduate students in computing. Thus, it is proposed that students can express their ideas about the use of computational digital artifacts. The suggested practices follow the Open Educational Practices model and should be consolidated into an Open Educational Resource that allows other people from other areas of knowledge to use, adapt, modify and share it in order to allow a sustainable life cycle of educational resources. The pedagogical practices seek to follow a dialogic teaching method fitting with Freire and hooks’ ideas of a critical and engaged pedagogy. The theme is delimited inside the art of new media, because it is in the interaction between art and technology, and specifically about the concepts of Internet Art and Post-Internet Art and Digital Art using NFTs (non-fungible tokens). | - |
Descrição: dc.description | As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram inúmeras mudanças para diversas esferas da sociedade, que demandam uma visão crítica ao que essas tecnologias trazem de informação e conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é sistematizar, produzir e compartilhar um Recurso Educacional Aberto de forma a apresentar conceitos de Arte e Tecnologia no processo de uma formação crítica de estudantes da área de computação. Dessa forma, propõe-se práticas em que os discentes possam expressar suas ideias sobre o uso de artefatos digitais computacionais. As práticas sugeridas seguem o modelo de Práticas Educacionais Abertas e devem se consolidar em um Recurso Educacional Aberto que possibilita que outras pessoas de outras áreas do conhecimento, façam seu uso, adaptações, modificações e compartilhamento de forma a permitir um ciclo de vida sustentável de recursos educacionais. As práticas pedagógicas buscam seguir um método dialógico de ensino dialogando com os pensamentos de Freire e hooks de uma pedagogia crítica e engajada. O tema é delimitado dentro da arte de novas mídias, por estar na interseção entre arte e tecnologia, e aborda especificamente sobre os conceitos de Internet Arte, Arte Pós-Internet e Arte Digital utilizando NFTs (tokens não fungíveis). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | NFTs (Tokens) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Interseções entre arte e tecnologia: prática e recurso educacional aberto em cursos de graduação em computação | - |
Título: dc.title | Intersections between art and technology: practice and open educational resource in undergraduate computer courses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: