Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kozievitch, Nádia Puchalski | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2286-9623 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9727123750824948 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Renata Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8674-1728 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3589012014320121 | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Jackson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33000 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112769 | - |
Descrição: dc.description | Considering the ‘fragmentation/scattering of data’ and the need for support in analyzing the outcomes and employability of graduates, along with the motivation to outline data engineering, this work aims to explore the use of data engineering in supporting the decision-making process during the restructuring of the bachelor’s degree program in Information Systems at a Brazilian public university. Utilizing analytical data processing techniques, integrating information from various sources (university system, LinkedIn, and web forms), and providing key performance indicators (KPIs) for monitoring by decision-makers (coordinator and course board), a support tool was created for the strategic planning of the program. This tool features intuitive, cloudbased visual resources, enabling comprehensive data exploration and analysis. The goal is to foster the organization’s data intelligence, enabling collectively informed decision-making. The exploratory research addressed essential concepts and contributions on the subject, following a data engineering process applied to the analysis of graduates as a methodology for technology and knowledge generation. The resulting artifact was demonstrated to the user group in a corporate IT environment, obtaining feedback on its effectiveness in supporting decisionmaking. | - |
Descrição: dc.description | Considerando a ‘fragmentação/dispersão de dados’ e a necessidade de suporte para analisar o desempenho e a empregabilidade dos egressos, bem como o desejo de estabelecer a engenharia de dados, este trabalho tem como objetivo explorar o papel da engenharia de dados no apoio à tomada de decisões durante a reestruturação do curso de bacharelado em Sistemas de Informação em uma universidade pública brasileira. Utilizando técnicas de processamento analítico de dados, integrando informações de diversas fontes (sistema da universidade, LinkedIn e formulários web), e disponibilizando indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitoramento pelos decisores (coordenador e colegiado do curso), buscou-se criar uma ferramenta de suporte para o planejamento estratégico do curso. Essa ferramenta apresenta recursos visuais intuitivos e interativos baseados em nuvem, proporcionando uma análise abrangente e facilitando a interpretação dos dados. A intenção é impulsionar a inteligência de dados da organização, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas em dados de maneira colaborativa. A pesquisa exploratória abordou conceitos essenciais e contribuições sobre o tema, seguindo um processo de engenharia de dados aplicado à análise de egressos como metodologia para a tecnologia e geração de conhecimento. O artefato resultante foi demonstrado ao grupo de usuários em um ambiente de TI corporativo, obtendo feedback sobre sua eficácia para subsidiar a tomada de decisões. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação em nuvem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | OLAP technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de suporte de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data integration (Computer service) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual analytics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelligence service | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swarm intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cloud computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data bases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Warehousing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision support systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Engenharia de dados no apoio à análise dos egressos de um curso de bacharelado em sistemas de informação | - |
Título: dc.title | Data engineering in supporting the analysis of graduates of a bachelor's degree program information systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: